Manaus (AM) – Em clima de articulação e prestígio político, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou, nesta quinta-feira (28), a entrega da Medalha Ruy Araújo, a mais alta comenda do Parlamento estadual, ao ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Mauro Campbell Marques, e ao juiz de direito da Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ), Lizandro Garcia.

Ao receber a honraria, Mauro Campbell ressaltou a importância de valorizar o povo amazonense, que ocupa cargos estratégicos e de relevância nos órgãos públicos, e reforçou a necessidade de reconhecimento das capacidades e conquistas do estado.

“Naturalmente, temos um grave defeito: nos apequenarmos. No Amazonas, no Acre, achamos que somos sub-raças, que não somos brasileiros. Isso gera, se não desprezo, ao menos uma desconsideração das autoridades do poder central em relação à nossa terra. E aí, aventureiros e interesseiros passam a dar aula sobre o que é o Amazonas e as necessidades do nosso povo, ignorando tantos valores que nasceram aqui e deveriam ser reconhecidos nacionalmente. É isso que eu e Lizandro levamos a Brasília: mostrar que somos capazes no Amazonas”, afirmou Campbell, natural de Manaus, nascido em 9 de outubro de 1963.

A solenidade reuniu senadores, parlamentares e líderes do Executivo, reforçando o diálogo entre o Legislativo amazonense e representantes das instâncias superiores da Justiça brasileira. Entre os presentes estavam os senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB), o governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), o vice-prefeito de Manaus, Renato Junior (Avante), o presidente da Aleam, deputado estadual Roberto Cidade, e o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), David Reis (Avante).

Durante o evento, aliados e opositores políticos trocaram cumprimentos e reforçaram o diálogo institucional, destacando a importância de reconhecer autoridades do Judiciário. No entanto, foi possível perceber, nas fotos oficiais, que os grupos políticos permaneceram discretamente separados: o grupo do governador Wilson Lima alinhado à direita, e o grupo do senador Omar Aziz à esquerda.

Apesar das divergências políticas, o governador Wilson Lima destacou a trajetória de Mauro Campbell e Lizandro Garcia, classificando-os como inspiradores e enfatizando o orgulho de suas origens.

“Fiz questão de estar aqui para me somar à homenagem que é feita pela Aleam a dois amazonenses. A trajetória de dois homens que são uma inspiração. Como estamos no norte do Brasil, um pouco mais distantes do governo federal, essa homenagem é ainda mais significativa, especialmente ao ministro Mauro Campbell, por não esquecer suas raízes e por sua participação efetiva na dinâmica da sociedade amazonense, principalmente no interior”, declarou.

Na mesma linha, o senador Eduardo Braga afirmou que a honraria aos magistrados é justa e reforça a relevância do reconhecimento a amazonenses que se destacam nacionalmente.

“Me sinto honrado em participar da entrega desta comenda a dois profissionais de excelência, cuja trajetória inspira todo o Amazonas”a sessão especial da Assembleia Legislativa do Amazonas que concedeu a Medalha Ruy Araújo ao ministro Mauro Campbell. Um justo reconhecimento à sua trajetória de dedicação à Justiça e ao nosso país. Parabéns, ministro, pela merecida homenagem”, afirmou o senador Eduardo Braga.

Histórico

Natural de Manaus, Mauro Campbell é ministro do STJ desde 2008 e assumiu como corregedor nacional de Justiça do CNJ em julho de 2024. Já exerceu cargos de corregedor-geral da Justiça Federal, ministro e corregedor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Também atuou como professor, advogado, secretário de Estado de Justiça, de Segurança Pública, de Controle Interno, Ética e Transparência no Amazonas. Antes do STJ, foi membro do Ministério Público do Amazonas por 21 anos e chefiou a instituição por três vezes.

Leia mais:

Ministra do STJ vem a Manaus para receber Medalha na Aleam