Um homem de 52 anos foi preso por descumprir medida protetiva em favor de sua madrasta, de 38 anos, em Manaus. A prisão ocorreu na madrugada desta quinta-feira (4), no Panamá, enquanto ele seguia viagem para os Estados Unidos.

Aproximação ilegal e tentativa de agressão

Segundo a delegada Priscila Orberg, da DECCM Centro-Sul, o homem violou a medida protetiva no início de agosto ao se aproximar da vítima, contrariando a determinação judicial que estabelecia distância mínima.

“Iniciou-se uma discussão, durante a qual a vítima sofreu injúrias. A Polícia Militar foi acionada e, mesmo na presença de testemunhas e dos policiais, ele ainda tentou agredi-la. Diante disso, instauramos o procedimento, ouvimos as testemunhas e representamos pela prisão preventiva, que foi deferida pela Justiça na segunda-feira (1º)”, explicou a delegada.

Prisão internacional com apoio da PF

As equipes tentaram cumprir a prisão no local de trabalho do suspeito, mas ele já havia deixado o país com destino aos Estados Unidos. A Polícia Civil então acionou a Polícia Federal e o Núcleo de Cooperação Internacional.

“Entramos em contato direto com a Polícia Federal e, com apoio do Núcleo de Cooperação Internacional, conseguimos localizá-lo no Panamá. Ele foi preso e trazido de volta ao Brasil. A aeronave pousou na madrugada de hoje, ocasião em que ele teve acesso à decisão judicial expedida em seu nome, assinou os documentos e foi conduzido à DECCM”, detalhou Orberg.

Histórico de violência contra a família

O homem já respondia por outros procedimentos envolvendo a madrasta, como crimes de ameaça e injúria. Ele também tem histórico de violência contra o próprio pai, um idoso, por agressões físicas, injúrias e ameaças.

Audiência de custódia e próximos passos

O suspeito passará por audiência de custódia ainda nesta semana e permanecerá à disposição da Justiça.

(*) Com informações da assessoria

Leia mais: Preso homem suspeito de matar madrasta e filho dela em Manaus