A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) enfrenta, desde a semana passada, uma queda preocupante nas doações de sangue, comprometendo os estoques necessários para o atendimento à população.

Atualmente, a média diária de coletas é de 140 bolsas, cerca de 44% abaixo da meta de 250 bolsas necessárias para manter o funcionamento regular do sistema de saúde.

A redução no estoque pode afetar diretamente a realização de transfusões, cirurgias, tratamentos de pacientes crônicos, oncológicos e emergências hospitalares. O impacto atinge tanto a rede pública quanto a rede privada de saúde.

Por isso, o Hemoam faz um apelo urgente à população, especialmente aos doadores com sangue tipo O.

“Doar sangue é uma responsabilidade social, um gesto de cidadania, além de ser solidário, então pedimos que nossos doadores compareçam ao Hemoam esta semana para repor nossos estoques e garantir o abastecimento dos hospitais”,
afirmou a gerente de captação, Nivia França.

Como doar sangue no Hemoam: requisitos e horário de funcionamento

Para ser um doador de sangue, é necessário:

  • Estar em boas condições de saúde
  • Ter entre 18 e 69 anos
  • Pesar mais de 50 quilos

Adolescentes entre 16 e 17 anos podem doar apenas acompanhados de um responsável legal. É fundamental estar bem alimentado e apresentar documento de identidade com foto (RG, CNH, passaporte ou Carteira de Trabalho).

O Hemoam funciona de segunda a sábado, das 7h às 18h, na avenida Constantino Nery, nº 4.397, bairro Chapada, em Manaus.

Leia mais: Cetam abre mais de 5 mil vagas e lança curso inédito de Inteligência Artificial; confira