×
maratona

Prefeito David Almeida participa de Maratona de Barcelona e corre 42 km

Prefeito aproveitou a atividade para reforçar o projeto de turismo esportivo em Manaus

Barcelona, Espanha — A Prefeitura de Manaus realizou, durante três dias, ações para divulgar a Maratona de Manaus na capital da Catalunha, na Espanha. Além dos dois dias de estande, que apresentou aos visitantes detalhes da prova a ser realizada no Amazonas, o prefeito David Almeida participou da Maratona de Barcelona, neste domingo, cumprindo os 42 km da prova e reforçando o projeto de turismo esportivo em Manaus.

“Estamos levando a Manaus o sistema de organização, a expertise na construção de um evento deste porte, pois queremos fazer da Maratona de Manaus um evento mundial”, destacou o prefeito.

Manaus

O prefeito David Almeida participou da Maratona de Barcelona Foto: Divulgação

A capital amazonense terá a implementação de 50 novos pontos de práticas esportivas preparados pela prefeitura para o incentivo à saúde e à qualidade de vida. Segundo o prefeito David Almeida, o projeto terá início imediato, sendo também uma das ações de engajamento da população local à Maratona de Manaus 2022, que ocorre em outubro.

“Vivemos em uma das melhores cidades do Brasil em saúde básica. Agora, nós queremos trabalhar a transversalidade. A cidade está dando a volta por cima depois da Covid-19, e nós queremos transformá-la ainda mais, tornando-a referência com mais infraestrutura, mais cultura, mais educação e mais esporte”, explicou o prefeito, acrescentando sobre a importância das ações de fomento ao turismo esportivo em Manaus, desenvolvidas com a divulgação da maratona da cidade internacionalmente.

“Nós estamos criando atrações para tornar Manaus uma cidade atrativa. Nós temos o turismo étnico, o turismo cultural e agora nós queremos trazer o turismo esportivo, que movimenta as pessoas em todo o mundo, com hotéis, táxis e restaurantes lotados nas cidades, com a economia aquecida. Nós queremos fazer isso em Manaus”, comentou.

Para se ter uma ideia do volume de visitantes em provas como esta, a Maratona de Barcelona, neste domingo, contou com 27% de inscritos estrangeiros. Neste ano, parte do valor arrecadado com as inscrições foi revertida a refugiados da guerra na Ucrânia por meio da Cruz Vermelha Internacional.

Maratona em Manaus

Prefeito reforçou o projeto de turismo esportivo do Amazonas Foto: Divulgação

Além do desafio da própria corrida, maratonistas que visitaram o estande de Manaus nos dias 6 e 7 de maio, e correram em Barcelona ressaltaram a importância de um evento deste tipo na Amazônia.

“As maratonas levam as pessoas a correrem por diversos motivos: dentro da saúde para reduzir a obesidade, o colesterol, a pressão alta, por exemplo. Eu viajo para correr. Estou buscando fazer as seis maiores maratonas do mundo. Eu gosto de viajar para correr. E é por meio da corrida que se tem um nicho incrível para o turismo e a economia local. Para Manaus, que é uma cidade tão rica de turismo e de cultura, realizar uma corrida é uma oportunidade incrível”, disse a maratonista Alana Sicoli, de São Paulo, afirmando sua vontade de participar da prova na capital do Amazonas.

“Para mim, a Amazônia é o pulmão do mundo e é uma coisa que todos deveríamos conservar. O esporte nos faz ter saúde, nos faz estar bem, ter uma boa alimentação. Tomara que eu possa fazer uma maratona para conhecer Manaus”, disse o espanhol Francisco Javier.

O secretário de Comunicação, Israel Conte, explicou que a gestão municipal tem trabalhado suas ações de forma integrada e a comunicação tem atuado em amplo diálogo com as pastas de Turismo e Esporte a fim de auxiliar nesta estratégia de retomada da economia.

“A comunicação municipal atuou em Paris e agora em Barcelona, para atrair atletas de todas as partes do mundo para a maratona de outubro em Manaus. O processo de divulgação da nossa maratona começou também na capital amazonense, para que nossos atletas locais possam participar deste grande evento”, disse.

A Maratona de Manaus ocorre nos dias 22 e 23 de outubro. As inscrições para as provas podem ser feitas no site maratonademanaus.com.br.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Estande de Manaus conquista maratonistas em Barcelona com corrida aliada à cultura

Atletas participam do “Festival do Dia das Mães” no Centro de Ginástica do Amazonas

Meia Maratona Sustentável do Amazonas confirmada para 15 de maio

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *