A Escola Municipal Etelvina Pereira Braga, em Manaus (AM), inaugurou nesta quinta-feira (25) o Projeto Biblioteca Futuro, que transforma a unidade de ensino com um espaço moderno, lúdico e educativo. A iniciativa beneficia 592 estudantes do Ensino Fundamental II, oferecendo um acervo de 850 livros e diversos recursos didáticos.
Realizado pela Rede Educare, com patrocínio da Ardagh Metal Packaging via Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto tem como missão despertar o interesse pela leitura, fomentar a pesquisa e estimular a criatividade dos alunos por meio de um ambiente interativo e inspirador.
Mais do que uma simples biblioteca, o espaço oferece jogos pedagógicos, brinquedos educativos, instrumentos científicos, objetos de pesquisa e seis notebooks. A ambientação colorida e temática convida alunos e professores a explorarem o conhecimento de forma criativa, com foco em temas atuais como a sustentabilidade.
As paredes ilustradas complementam o acervo literário e abordam de forma didática os pilares do projeto:
- Reciclagem e os 5 Rs da Sustentabilidade
- Energias renováveis
- O ciclo da água
- Sistema solar
Direção da escola celebra espaço como “marco” na educação
“A chegada do projeto Biblioteca do Futuro à nossa escola representa um marco no fortalecimento da aprendizagem dos alunos. […] Este espaço possibilitará novas experiências e aproximará ainda mais os estudantes do conhecimento, de forma dinâmica e significativa”,
afirma André Henrique Batista da Silva, diretor da escola.
O projeto também apresenta o mascote Diplo, um simpático dinossauro que conduz os alunos em uma jornada interativa sobre ciência e meio ambiente. Com uma abordagem acessível e envolvente, Diplo e seus amigos ajudam a conectar os conteúdos escolares com os desafios do presente e do futuro do planeta.
Sustentabilidade e transformação social como pilares

Para Kátia Rocha, diretora da Rede Educare, o projeto vai além da leitura:
“Com esse projeto, queremos tocar o coração das comunidades e convidar todo mundo a pensar sobre temas importantes como o uso consciente dos recursos, a saúde, o bem-estar, as energias limpas, a reciclagem e a proteção da vida, tanto nos oceanos quanto na terra firme. O livro é só o começo dessa conversa”, destaca.
Já para Elisângela Matos, diretora de sustentabilidade da Ardagh Metal Packaging no Brasil, o investimento reafirma o compromisso com a comunidade:
“É mais um passo em favor do desenvolvimento educacional de crianças e jovens do município, com o propósito de construir um futuro mais sustentável.”
Leia mais: Wilson Lima destaca recorde de apreensões em entrega de viaturas
