A vereadora Professora Jacqueline (União Brasil) confirmou, nesta terça-feira (7), que assumirá uma vaga na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) assim que a deputada Joana Darc (União Brasil) for empossada na Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet).

A parlamentar destacou que sua posse ainda depende de trâmites formais, mas afirmou estar confiante e adiantou que pretende manter as mesmas bandeiras defendidas na Câmara Municipal de Manaus (CMM), com foco especial nas pautas voltadas às mulheres.

“Conversei com a deputada Joana Darc. Ela está licenciada agora e vai tomar posse no cargo de secretária executiva da Secretaria dos Animais. Então, a partir da posse dela, eu posso ir para a Assembleia. Já está em tratativa, a gente está só esperando o trâmite legal, o devido processo administrativo. As mesmas bandeiras que a gente tem aqui, eu irei levar para lá. Em defesa da mulher, a gente vai continuar com essa luta”, declarou a parlamentar.

Redução da presença feminina na Câmara

Apesar do novo cargo político, Professora Jacqueline lamentou que sua saída da CMM resultará em uma diminuição ainda maior da representatividade feminina na Casa Legislativa.

“A gente tem que ter muita consciência de que, em seis meses, não se pode resolver problemas ou necessidades acumuladas. A gente lamenta. Na verdade, nós somos um percentual de 53% de eleitoras, mas nós não temos mulher aqui porque as mulheres não estão votando nas mulheres. Essa questão da crença de que a gente gosta de cuidar da casa, que a gente é a zeladora da casa, da família, a cuidadora efetivamente, mas que a gente não pode estar na política”, disse a parlamentar.

Com a saída da vereadora, restarão apenas duas mulheres na Câmara Municipal de Manaus: Thaysa Lippy (PRD) e Yomara Lins (Pode).

Substituto cotado

Para ocupar a vaga de Jacqueline, o nome mais cotado é o de Amauri Protetor, já que o primeiro suplente, Caio André, ocupa atualmente o cargo de secretário de Cultura do Estado e pretende continuar na função.

“Tudo indica, pode mudar, mas hoje, até onde eu posso confirmar seria o Amauri. Porque o secretário Caio já está na secretaria, mas ele tem que tomar posse e licenciar novamente. E daí entra o Amauri Protetor dos Animais”, afirmou Jacqueline.

Leia mais: Professora Jacqueline confirma ida para Aleam e abre espaço para Caio André na CMM