Novas declarações do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), colocando em dúvida o sistema eleitoral brasileiro, aumentam o clima de tensão política e provocam reações diversas contra a ameaça de “golpe” que ronda as eleições gerais deste ano.
Na quinta-feira (5), o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, divulgou que o partido contratará uma empresa para realizar auditoria “antes das eleições” de outubro a fim de medir o nível de inviolabilidade das urnas eletrônicas.
Especialistas alertam que tal auditoria é desnecessária, uma vez que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) realiza o procedimento antes, durante e depois da votação, um processo que é livremente acompanhado por qualquer partido envolvido na batalha eleitoral.
Em live, Bolsonaro destacou que a auditoria terá que ser feita para “termos eleições livres de qualquer suspeita e de interesse externo”, provocando mais tensão no já conturbado processo pré-eleitoral brasileiro.
Dos Estados Unidos, o diretor da Agência Central de Inteligência (CIA), William Burns, lançou um apelo para que Bolsonaro encerre seus ataques ao sistema eleitoral. Note-se que as manifestações de Burns sobre a questão remontam a 2021, sempre retidas em bastidores. Mas, agora, com as eleições brasileiras ameaçadas, os comentários vieram a público, tentando contribuir para aparar as arestas entre o Palácio do Planalto e o TSE.
A intervenção de Burns é vista como uma forma de alertar o Planalto sobre a posição norte-americana no atual embate e ajudar a impedir a repetição, no Brasil, da invasão do Capitólio, ocorrida em 6 de janeiro de 2021, após a derrota de Donald Trump nas eleições americanas para Joe Biden.
Leia mais:
Da Bola Caramuri ao Vale do Silicio verde- Transformações possíveis para a ZFM e AM
União de forças vence primeira batalha no STF pela ZFM contra Jair Bolsonaro
Aleam também ingressa no STF em favor da Zona Franca de Manaus
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱