Com objetivo de ampliar o acesso ao imunizante contra o vírus da Influenza (gripe) pelos grupos prioritários, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), mobilizou 19 unidades de saúde durante oito horas ininterruptas, no sábado (29), no “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2025.
O resultado parcial da iniciativa mostra que, até meio-dia, 1.455 doses haviam sido aplicadas. Somadas às doses administradas desde o início da campanha, em 3/11, o total chega a 113.018 doses. Um resultado animador, avalia a diretora de Vigilância Epidemiológica, Ambiental, Zoonoses e da Saúde do Trabalhador (Dvae/Semsa), Marinélia Ferreira.
“Ainda não fechamos o movimento total registrado nas nossas unidades de saúde, mas acreditamos que o ‘Dia D’ teve uma boa resposta, mas é importante salientar que a vacinação prossegue até o dia 28 de fevereiro de 2026, o que significa que os grupos prioritários ainda podem e precisam se vacinar. Temos inclusive, unidades que funcionam no turno noturno, o que facilita a vida de muitas pessoas”, observou.
Compromisso
A primeira obrigação do empresário Edilson Santos, de 67 anos, no sábado, foi com a prevenção garantida pela vacina contra a Influenza. “Primeiro as obrigações, depois vem o lazer. Aproveitei que meu filho estava de folga e pedi para ele me trazer. Como hoje é sábado e a gente não trabalha, ficou mais fácil. Todos nós, que somos idosos, devemos tomar essa vacina”, aconselhou.
Compartilhando do mesmo comprometimento que Edilson, a dona de casa Vanessa Marques, aproveitou a manhã de sábado para atualizar a caderneta vacinal da pequena Gabrielly Marques, de seis meses de idade, com o imunobiológico contra a gripe. “Aproveitei o ‘Dia D’ para cumprir logo essa tarefa porque essa doença não é fácil e precisamos garantir que as crianças não se prejudiquem”, resumiu.
Prioridade
Além das crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes e idosos (a partir de 60 anos), os demais grupos que têm prioridade na vacinação contra a Influenza são formados por mulheres com até 45 dias após o parto (puérperas); povos indígenas; quilombolas; pessoas em situação de rua; trabalhadores da saúde; professores do ensino básico e superior; pessoas com deficiência permanente; pessoas com comorbidades; caminhoneiros; profissionais das Forças Armadas; profissionais da força de segurança e salvamento; trabalhadores do transporte coletivo (urbano e longo percurso); trabalhadores portuários; trabalhadores dos Correios; adolescentes em medidas socioeducativas (menores de 18 anos); população privada de liberdade (18 anos e mais); e funcionários do Sistema de Privação de Liberdade.
O imunobiológico segue sendo ofertado em mais de 160 salas de vacinação da Semsa, que funcionam em unidades de horário regular, das 8h às 17h, e nas de horário ampliado que atendem das 7h às 19h ou até às 20h. Os endereços e os horários das unidades podem ser conferidos por meio do link: https://bit.ly/SalasVacina
Em Manaus, a campanha tem a meta de vacinar o total de 439.396 pessoas na capital, dos quais 186.675 crianças, 25.109 gestantes e 227.612 idosos, que representam 90% da população estimada nos três grupos. Nos demais grupos, a estimativa é vacinar 306.249 pessoas.
Leia mais:
Multivacinação em Manaus vai oferecer 19 vacinas para crianças e adolescentes
