A matéria “Rios da Bacia Amazônica são ameaçados pela poluição plástica”, assinada pelos jornalistas Elen Viana e André Moreira, do Jornal Em Tempo, conquistou o 2º lugar na categoria Jornal Impresso do Prêmio Águas de Manaus, durante cerimônia realizada na noite de quinta-feira (4), na capital amazonense.
A reportagem mostra que a Bacia Amazônica enfrenta uma grave crise de poluição plástica, com o Rio Amazonas sendo o segundo mais contaminado do mundo. Essa situação afeta a fauna, a flora, os ecossistemas terrestres e a saúde das populações ribeirinhas. Relatos de moradores e pescadores evidenciam os impactos cotidianos da contaminação, agravados por secas históricas e pelo descarte irregular de resíduos em áreas urbanas e até em cidades peruanas próximas à fronteira.
Para Elen Viana, dar destaque a pautas amazônicas é fundamental não apenas para a conscientização sobre a região, mas também para valorizar o trabalho dos jornalistas que atuam no Amazonas.
“Tem tantas problemáticas a respeito do plástico na Amazônia, como incidência em pessoas, na nossa fauna, na nossa flora. Essa é uma temática que a gente precisa abordar com urgência e falar desses assuntos, principalmente os amazônidas precisam falar sobre os temas da Amazônia. Muitas vezes, as pessoas falam sobre a Amazônia, mas elas falam de uma Amazônia muito longe, mas a Amazônia está aqui, nós somos os amazônidas”, destacou.
André Moreira destaca a urgência de tratar a floresta como prioridade, evidenciando a importância de preservar a Amazônia.
“A matéria fala da importância de preservar a água e cuidar do meio ambiente. Cuidar do futuro dos nossos rios, onde se encontra a maior bacia hidrográfica do planeta, poluída pelo descaso do homem com a natureza. A matéria que nos garantiu a premiação é educativa e atemporal, vai servir como ensinamento para a vida toda”, ressalta André Moreira.
Reconhecimento profissional
Para os jornalistas, a premiação representa a essência da profissão: informar e contribuir para debates que buscam melhorias na vida da população.
“Tenho um compromisso em levar a informação precisa e exata às pessoas de lugares mais longínquos do mundo. Graças à oportunidade de trabalhar em um dos veículos de comunicação mais respeitados do nosso Estado, o jornal Amazonas Em Tempo, tenho feito isso há mais de 15 anos, com muita dedicação, amor à minha profissão e ao próximo”, afirma o jornalista André Moreira.
Elen Viana complementa:
“Esse prêmio representa, para mim, uma valorização do nosso trabalho. Todo dia a gente está na redação, todo dia a gente está escrevendo, todo dia a gente está produzindo, e essas pautas têm que fazer parte do nosso cotidiano; não têm que ser uma coisa extraordinária. Essa correria do nosso dia a dia valoriza quem nós somos como profissionais, principalmente nós, mulheres, que às vezes temos nossas pautas diminuídas, às vezes ofuscadas por outras coisas. É uma valorização, um pequeno reconhecimento daquilo que a gente já faz todos os dias”, declarou Viana.
Vitórias na premiação

Com 38 anos de história, o Jornal Em Tempo se consolida como um dos principais veículos de comunicação do Amazonas. Durante a cerimônia, o jornal voltou a ser premiado, reforçando o histórico de reconhecimento no cenário local.
Em 2023, o jornalista Jonathan Ferreira foi premiado durante a segunda edição do Prêmio Águas de Manaus de Jornalismo Ambiental. Ele é autor da matéria “Saneamento básico: investimento que gera retorno financeiro em Manaus”, que conquistou o segundo lugar da categoria Impresso.
O conteúdo premiado faz um panorama sobre o atual sistema de saneamento básico de Manaus, incluindo os investimentos feitos nos últimos anos. Conforme o material, a cidade mais populosa da região Norte vem apresentando evolução nos indicadores de saneamento, com projeção de alcançar 30% de cobertura sanitária ainda em 2023.
Já em 2024, Jonathan Ferreira conquistou o terceiro lugar na categoria Impresso com a matéria “Impacto das mudanças climáticas no saneamento básico”, ressaltando a urgência do debate sobre a gestão hídrica e a preservação dos recursos naturais, além de evidenciar o papel essencial do jornalismo na conscientização ambiental e no incentivo a políticas públicas mais eficazes.
Leia mais: Jornalista do Em Tempo é premiado durante 2º Prêmio Águas de Manaus
