A Prefeitura de Manaus intensifica a prevenção do HIV/Aids com a campanha “Dezembro Vermelho”, ampliando o acesso à Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) em 15 unidades de saúde e oferecendo educação, testes rápidos e distribuição de preservativos para a população.
PrEP disponível em 15 unidades da Semsa
Com a campanha em andamento, a PrEP, atualmente oferecida em 15 unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), consiste no uso diário de medicamento antirretroviral. Assim, o organismo se prepara para enfrentar o HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) em caso de contato com o vírus, prevenindo a infecção.
Além disso, a PrEP é parte de uma estratégia complementar à prevenção, pois reforça o cuidado contínuo com a saúde sexual da população.
Como funciona e quem pode acessar
Segundo Viviana Cláudia Almeida, gerente de Vigilância Epidemiológica da Semsa, desde 2021, a Semsa vem ampliando a oferta da PrEP, facilitando o acesso da população à profilaxia, que representa uma estratégia a mais na prevenção ao HIV/Aids.
“Em 2021, o número de usuários em toda a rede de saúde de Manaus era de 936 pessoas, que tiveram dispensação de PrEP, sendo 55% somente na Atenção Primária à Saúde. Já neste ano, esse número subiu para 3.216 pessoas que tiveram dispensação de PrEP, com 75% somente na APS”, destaca Viviana Almeida.
Portanto, a PrEP pode ser disponibilizada para todas as pessoas acima de 15 anos, com peso maior que 35 kg e vida sexual ativa. Para acessar o serviço, basta procurar uma das 15 unidades de saúde que oferecem a PrEP. Lá, o paciente recebe todas as informações e orientações necessárias.
Inicialmente, o paciente realiza o teste rápido para o HIV. Caso o resultado confirme a infecção, o usuário é imediatamente encaminhado para tratamento. Por outro lado, se o resultado for negativo, o paciente recebe prescrição para a PrEP, além de encaminhamento para exames de controle e agendamento para consultas de acompanhamento.
PEP para situações de urgência
Além disso, a Semsa mantém a oferta da Profilaxia Pós-Exposição (PEP) em 11 unidades de saúde. Esse serviço é essencial para situações emergenciais, como o rompimento do preservativo durante a relação sexual ou acidentes com materiais perfurocortantes em profissionais de saúde.
“A PEP, disponível nessas 11 unidades de saúde, deve ser usada apenas em situações emergenciais, como por exemplo quando ocorre o rompimento do preservativo durante a relação sexual, e também em caso de profissionais de saúde que tiveram acidentes com materiais perfurocortantes”, explica Viviana Almeida.
Dezembro Vermelho: prevenção e conscientização
Durante o “Dezembro Vermelho”, as unidades de saúde intensificam ações de educação, prevenção e controle do HIV/Aids. Dessa forma, a população recebe orientação sobre o uso correto de preservativos, além de autotestes e material informativo. Além disso, há a oferta do teste rápido para HIV em 193 Unidades de Saúde.
A lista completa das unidades com oferta de PrEP está disponível no site da Semsa Manaus.
Estatísticas do HIV e Aids em Manaus
O HIV pode ser transmitido por relações sexuais sem preservativo. Além disso, a transmissão pode ocorrer da gestante para o bebê durante a gestação, parto ou amamentação. Também há risco pelo compartilhamento de seringas e agulhas contaminadas ou outros objetos perfurocortantes, bem como pela transfusão de sangue contaminado.
Este ano, Manaus registrou 1.298 casos novos de HIV em adultos. Desses, 66,79% (867) foram notificados entre pessoas de 20 a 39 anos, e 75,4% dos casos ocorreram entre homens. Além disso, houve 445 casos novos de Aids e 183 óbitos. Já em 2024, os números foram ainda maiores, com 1.756 casos novos de HIV, 546 casos novos de Aids e 244 óbitos.
Dessa forma, a campanha Dezembro Vermelho reforça a importância da prevenção contínua, da conscientização e do acesso a serviços essenciais de saúde, contribuindo para reduzir a transmissão do HIV em Manaus.
Leia mais
Mutirão de prevenção contra HIV/Aids abre ‘Dezembro Vermelho’ em Manaus
