O primeiro Pit Stop do Motociclista Legal foi inaugurado nesta quarta-feira (10) na avenida Itaúba, bairro Jorge Teixeira, oferecendo estrutura completa e acesso gratuito para mototaxistas, motofretistas, ciclistas entregadores e demais profissionais que atuam em motocicletas.

O espaço funciona 24 horas e oferece banheiro, sala climatizada, área de descanso, bebedouro, compressor para calibragem de pneus e televisão. Além disso, o Detran-AM estará disponível diariamente, das 8h às 16h, para demandas de CNH e regularização de veículos.

“Esse é um espaço voltado especificamente para o profissional da motocicleta, seja do aplicativo, do mototáxi ou do motofrete. Muitas vezes esses trabalhadores precisam de um banheiro, carregar o telefone, tomar uma água ou fazer uma refeição e não têm onde fazer isso. O objetivo é garantir mais dignidade, conforto e segurança no dia a dia”, afirmou o governador.

Reconhecimento da categoria

FOTOS: Alex Pazuello/Secom

O novo ponto de apoio da zona leste é o primeiro do tipo em Manaus. A inauguração reuniu o diretor-presidente do Detran-AM, David Fernandes; o vereador Rodrigo de Sá; e representantes das associações de motofretistas e motoboys do Amazonas.

Kelvin Souza, presidente da Associação dos Motofretistas Anônimos e motofretista há mais de 10 anos, destacou:

“Eu fico feliz de ter um ponto de apoio desse. Isso é importante porque muitos de nós trabalhamos longe de casa. Com esse espaço, o trabalhador não precisa voltar para casa para fazer refeições ou descansar. É completo. A nossa categoria nunca foi abraçada dessa forma.”

Outras iniciativas do Motociclista Legal

O Pit Stop faz parte do programa Motociclista Legal, que já atendeu mais de 19,4 mil profissionais no estado, sendo 4.826 em Manaus e 14.574 no interior. Entre os benefícios, estão kits completos para atuação profissional, com colete, capacete, bag térmica, joelheira, cotoveleira e antena corta-pipa, além de cursos gratuitos de qualificação pela Escola Pública de Trânsito (Eptran).

Entre 2021 e 2025, 2.470 profissionais foram certificados em cursos de direção defensiva, mecânica básica, pilotagem defensiva e primeiros socorros.

FOTOS: Alex Pazuello/Secom

Leia mais

‘Operação Natal’ intensifica fiscalização com 300 agentes de trânsito em Manaus