Os bois-bumbás Caprichoso e Garantido foram os grandes destaques da cerimônia de inauguração da tradicional Árvore de Natal do Rio de Janeiro. O evento aconteceu na noite de domingo (21), na Lagoa Rodrigo de Freitas, na zona sul da cidade.

Além disso, o evento gratuito integra o calendário oficial do Natal carioca. Ele reuniu milhares de pessoas e contou com apresentações culturais de repercussão nacional no Palco Petrobras.

Inspirados no Festival de Parintins, os espetáculos levaram ao público carioca um recorte da cultura amazônica. Dessa forma, o público pôde apreciar toadas consagradas, coreografias marcantes e elementos cênicos adaptados ao espaço do evento.

Caprichoso

Durante o momento simbólico do acendimento da árvore, a porta-estandarte Marcela Marialva, do Caprichoso, participou da cerimônia. Ela representou as cores azul e branco em um dos pontos altos da noite.

Em seguida, o Boi-Bumbá Caprichoso apresentou um espetáculo especial que encantou o público. Assim, reforçou a força do boi azul e branco em eventos de grande visibilidade nacional. Para André Guimarães, diretor executivo da Maná Produções, a presença dos bois na retomada da tradição natalina da Lagoa evidencia a dimensão do espetáculo parintinense.

Além disso, o diretor artístico e conselheiro de arte do Caprichoso, Edwan Oliveira, destacou a importância do momento:
“Viemos, a convite da Petrobras, levar um pouco da magia do Festival de Parintins para a magia do Natal Carioca. Tenho certeza de que o público saiu extasiado com o espetáculo padrão Caprichoso”, afirmou.

Garantido

Já o Boi-Bumbá Garantido levou ao palco a força e a identidade do Boi do Povo. Além disso, contou com a participação de itens oficiais como David Assayag (levantador de toadas), Denison Piçanã (tripa do boi), Adriano Paketá (pajé) e Jeveny Mendonça (porta-estandarte).

A apresentação promoveu um encontro entre a cultura popular amazônica e a celebração natalina. Consequentemente, emocionou o público presente.

O pajé Adriano Paketá destacou a emoção de representar a Amazônia em um palco nacional:
“Cada apresentação fora de Parintins carrega a responsabilidade de honrar nossos ancestrais e nossa história. Estar aqui, em um evento tão simbólico como a inauguração da árvore de Natal do Rio, mostra que a cultura indígena e amazônica dialoga com o Brasil inteiro, levando mensagem de respeito e união”, afirmou.

Assim, a participação do Boi Garantido no evento reafirma seu compromisso com a difusão da cultura amazônica. Dessa forma, amplia fronteiras e fortalece o reconhecimento do Festival de Parintins como patrimônio cultural do Brasil.

Leia mais: Garantido anuncia tema “Parintins: Portal do Encantamento” para Festival de 2026