A solicitação dos créditos da gratuidade do transporte coletivo para estudantes já está liberada em Manaus. Dessa forma, o pedido deve ser feito mensalmente e pode ser realizado de maneira rápida e segura pelo aplicativo Sou Estudante Manaus ou, alternativamente, pelo site estudantes.manaus.am.gov.br, com a informação do CPF do aluno.

A liberação ocorre justamente às vésperas do início do ano letivo nas redes públicas de ensino. Enquanto isso, as aulas da rede municipal começam nesta quarta-feira (4) e, em seguida, a rede estadual inicia na quinta-feira (05/02).

Além disso, neste ano, mais de 332 mil alunos da rede pública já estão aptos a solicitar a gratuidade 2026. Os dados dos estudantes foram importados automaticamente pelo Sinetram, por meio da integração com sistemas oficiais. Com isso, o processo ganhou mais agilidade e segurança.

A iniciativa integra o Cadastro-Recadastro Estudantil 2026 e, assim como em 2025, segue as mesmas diretrizes. O objetivo, portanto, é garantir organização, facilidade e segurança no acesso aos benefícios da meia-passagem e da gratuidade estudantil no transporte coletivo urbano de Manaus.

Atualização

A prefeitura reforça que os estudantes que tiveram gratuidade em 2025 e não utilizaram o cartão durante as férias, após solicitarem o crédito da gratuidade 2026, precisam realizar um procedimento simples para atualização do cadastro, que consiste em encostar o cartão PassaFácil Estudantil no validador por três vezes, para que o equipamento conclua o processo de atualização do cartão para o novo cadastro deste ano. O procedimento é necessário apenas na primeira utilização do cartão em 2026.

Rede privada e ensino superior

As instituições de ensino da rede privada e superior continuam responsáveis por inserir os dados dos alunos regularmente matriculados por meio do site souestudante.sinetram.com.br. Após o envio das informações pela instituição, os alunos devem acompanhar a situação do cadastro exclusivamente pelo aplicativo Sou Estudante Manaus.

Caso, ao acessar o aplicativo, o estudante visualize a mensagem “CPF não encontrado”, é necessário procurar a secretaria da instituição de ensino para que os dados sejam corretamente inseridos no sistema.

Rede pública

Os alunos da rede pública não precisam realizar cadastro, pois as informações são importadas automaticamente pelo Sinetram, por meio de integração com os sistemas oficiais.

Emissão do cartão PassaFácil Estudantil

A principal novidade deste ano é que a emissão do cartão PassaFácil Estudantil passa a ser totalmente on-line. Os estudantes poderão solicitar o cartão de forma prática e rápida pelos seguintes canais, aplicativo Sou Estudante Manaus, pelo atendimento virtual da Sindy, pelo WhatsApp, (92) 99194-9292 e pelo Telegram, por meio do bot: @sindy_sinetram_bot. 

O estudante poderá optar por receber o cartão em um dos terminais de integração ou em casa, mediante o pagamento de taxa promocional de entrega no valor de R$ 10, válida até o final de março.

Alunos que já possuem cartão PassaFácil Estudantil ativo de anos anteriores poderão utilizá-lo normalmente em 2026, não sendo necessária a emissão de um novo cartão.

Meia-passagem

Têm direito à compra da meia-passagem os estudantes regularmente matriculados nas instituições de ensino devidamente cadastradas no sistema, conforme a legislação vigente. Após a validação do cadastro, o estudante poderá adquirir créditos estudantis e utilizá-los normalmente no transporte coletivo urbano de Manaus.

O carregamento do cartão PassaFácil Estudantil pode ser realizado de forma prática pelos canais digitais: aplicativos Sou Estudante Manaus, Cadê Meu Ônibus Recarga e Cadê Meu Ônibus; whatsApp: (92) 99194-9292; telegram: @sindy_sinetram_bot; e também é possível realizar a recarga em pontos físicos, como: ATMs nos terminais de integração, postos de atendimento do Sinetram e postos terceirizados.

Leia mais

Fies 2026 abre inscrições para o 1º semestre

Semana do Cinema tem ingressos a partir de R$ 10 em Manaus