×
área de lazer

Prefeito David Almeida lança Parque Gigantes da Floresta em Manaus

A previsão é que a obra seja iniciada no segundo semestre de 2022 e entregue em 2023

O projeto urbanístico foi desenvolvido pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano Foto: Suyanne Lima

Manaus (AM) – Um marco de administração que vai criar uma área de lazer, multigeracional, urbana e com brinquedos temáticos de grandes dimensões inspirados na fauna e flora amazônicas. O formato descrito é do Parque Linear Gigantes da Floresta, que o prefeito de Manaus, David Almeida, lança nesta sexta-feira (13), no próprio local onde será construída a megaestrutura, em um terreno com mais de 134 mil metros quadrados, com 2,3 quilômetros de extensão, no bairro Tancredo Neves, na zona Leste da cidade. O projeto urbanístico foi desenvolvido pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

O formato linear do terreno definiu a implantação urbana e das dezenas de atividades que vão ocupar a área antes subutilizada, abandonada e sujeita a invasões desordenadas.

O espaço vai receber academias ao ar livre, passarelas, fontes, espaço de alimentação, parquinhos infantis em piso emborrachado, ciclovia, pista de caminhada, entre outros elementos e esculturas artísticas, além da viabilidade de unidades habitacionais de interesse social. As intervenções de urbanismo e engenharia se aliam ao conceito artístico e lúdico, resgatando elementos da fauna e flora, oferecendo experiências para crianças, jovens, adultos e idosos.

O Parque Gigantes da Floresta será um divisor de águas para a região, um reconhecimento feito pelo prefeito David Almeida para levar intervenções urbanísticas a uma das zonas mais populosas da capital e uma das mais pujantes economias.

O projeto está na fase de finalização dos estudos executivos e complementares para finalização de orçamento e lançamento posterior de edital para licitação. A previsão é que a obra seja iniciada no segundo semestre de 2022 e entregue em 2023.

Estrutura

Parque promete ser um marco para as zonas Leste e Norte de Manaus (Foto: Suyanne Lima)

Atualmente parte da área não possui função específica, sendo passível de ocupações irregulares, lixeiras viciadas, campo de futebol improvisado, entre outros. A ideia é exatamente transformá-la em um espaço que tenha a função de lazer, interatividade, prática de esportes, cultura, contemplação e turismo.

Entre as avenidas Isaías Vieiralves e Olívia de Menezes Vieiralves, o Parque Linear terá uma faixa saudável que irá atravessar o complexo, com pista de caminhada, faixa verde que receberá arborização para o sombreamento, e ciclovia bidirecional, com um percurso total de 2,1 quilômetros. Percorrendo toda a extensão dos Gigantes, a faixa saudável tem o objetivo de ser um elemento de integração e articulação dos variados espaços, contando com cinco paraciclos ao longo do trecho.

Dois conjuntos de quiosques gourmet vão acomodar atividades voltadas à alimentação, com área de mesas coberta e descobertas por um deck que se integra à faixa saudável. Cada conjunto possuirá banheiros públicos e terá nas proximidades playgrounds.

Estimulando a prática de esportes e atividades, o Parque dos Gigantes contará com duas quadras poliesportivas, quatro quadras de areia, três academias ao ar livre e um skate park.

Sendo um espaço multigeracional para atender todas as faixas etárias e grupos de população, como Pessoas com Deficiência (PCDs) e com mobilidade reduzida, o Parque Linear vai contar com um especial playground inclusivo e um play pet. Um Espaço Multiuso será implantado para a realização de diversas atividades, tanto esportivas como a zumba, quanto culturais para apresentação de artistas.

Habitações

O projeto prevê atender uma das necessidades populacionais, com habitação popular e a previsão de construção de 180 unidades habitacionais, divididas em três blocos distintos de cinco pavimentos cada, com vagas de estacionamento para carros e motos. Estes serão entremeados por calçadas arborizadas e playground.

Na extremidade oposta ao conjunto habitacional, será implantado o Parque Temático com esculturas de grandes dimensões alusivas à natureza amazônica, com uma diversidade de cenários interativos. Os espaços terão iluminação cênica direcionada, como também alguns cenários possuirão áreas molhadas com jatos de água.

Nos cenários temáticos, será possível encontrar estruturas gigantes como onças com 4,5 metros de altura, jacarés de 3 metros, pirarucu com 35 metros de extensão, aves de 7 metros de altura, árvores de 15 metros e até uma iguana com 19 metros de comprimento e 8 metros de altura. Todas as figuras ligadas à floresta serão manuseadas como brinquedos lúdicos para os pequenos e interativos para os adultos.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Sítio Bom Futuro fecha as portas em Iranduba

Amazonas identifica dois casos de subvariante BA.2 da Ômicron

Detran-AM fiscaliza ‘amarelinhos’ na Zona Leste de Manaus

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *