Manaus (AM) – Um homem de 39 anos foi preso na quinta-feira (19/02) em Manaus por descumprir uma Medida Protetiva de Urgência (MPU) e praticar perseguição contra sua ex-namorada, de 34 anos. A ação foi realizada pela Polícia Civil do Amazonas, por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM) Sul/Oeste.
A prisão ocorreu no âmbito da Operação Mulheres 2026, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com foco no combate aos crimes de violência contra a mulher e na promoção de palestras preventivas para o público masculino.
Descumprimento da medida protetiva e perseguição
Segundo a delegada Kelene Passos, as diligências começaram após a vítima relatar que o autor vinha descumprindo a ordem judicial desde dezembro de 2025, perseguindo e ameaçando-a constantemente.
“A vítima informou que as perseguições já aconteciam antes da medida protetiva. Mesmo após a expedição da ordem judicial, o autor continuava rondando a vila onde ela reside, proferindo ameaças para intimidá-la”, afirmou a delegada.
A vítima está grávida e possui filhas menores de idade, frutos de outro relacionamento. Ela não havia registrado queixa anteriormente devido aos impactos na sua saúde.
Prisão e procedimentos legais
O pedido de prisão preventiva foi deferido pela Justiça e cumprido no local de trabalho do homem, localizado na rua Frederico Guilherme, bairro Petrópolis, zona sul de Manaus.
O homem responderá pelos crimes de descumprimento de medida protetiva de urgência e perseguição no âmbito da violência doméstica. Ele será apresentado em audiência de custódia e permanecerá à disposição da Justiça.
Leia mais:
