×
Reunião

Evento com Bolsonaro e Moraes tem aperto de mão e aplausos

O presidente e o ministro se cumprimentaram cordialmente em cerimônia de posse do ministro Sergio Pinto Martins, no TST

Divulgação

Brasília (DF) – Sob aplausos e perplexidade do público, o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes apertaram mãos e se cumprimentaram. Eles se encontraram em cerimônia de posse e de ratificação de novos ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST), realizada nesta quinta-feira (19).

O encontro ocorre em meio a uma queda de braço entre Bolsonaro e Moraes. Eles apertaram as mãos um dia após Bolsonaro ter uma ação rejeitada no STF contra Moraes. Na segunda-feira (16), o chefe do Executivo federal apresentou à Suprema Corte um pedido de investigação contra o ministro por suposto “abuso de autoridade”. O relator da ação, ministro Dias Toffoli negou.

Alexandre de Moraes é relator do inquérito das fake news e Bolsonaro alega “perseguição” contra ele pelo fato de seu nome ser mantido como investigado.

Além disso, o presidente concedeu perdão ao deputado Daniel Silveira (PTB) condenado a 8 anos e 9 meses de prisão, em ação relatada por Moraes e referendada pelo plenário.

Na cerimônia formal, realizada no TST, ambos foram obrigados a se encontrar. Bolsonaro assistiu à cerimônia e, no fim, levantou-se e cumprimentou os presentes.

Em seu caminho, parou para falar com Moraes. O ministro se levantou da cadeira na qual estava e apertou a mão de Bolsonaro. Ambos trocaram um cumprimento.

Veja vídeo:

Posse

O TST deu posse a novo ministro na cerimônia na qual Moraes e Bolsonaro se encontraram. O desembargador Sergio Pinto Martins, do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP), tomou posse nesta quinta. Ele ocupará a vaga decorrente da aposentadoria do ministro Alberto Bresciani. A cerimônia foi conduzida pelo presidente do TST, Emmanoel Pereira.

Junto com o ministro também tomaram posse, de forma solene, a ministra Morgana Richa e os ministros Amaury Rodrigues e Alberto Balazeiro, já empossados de forma administrativa durante a pandemia da Covid-19.

A partir de agora, o ministro Sergio Pinto Martins vai integrar a 2ª Turma do TST e a ministra Morgana Richa passa a atuar na 5ª Turma. Já o ministro Amaury Rodrigues permanece na 1ª Turma e o ministro Alberto Balazeiro na 3ª Turma do Tribunal.

O nome de Sérgio Pinto foi sabatinado e aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal em 5 de abril, no mesmo dia em que foram indicados os novos membros para compor o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). No dia seguinte, os nomes foram ratificados em plenário.

*Com informações do Metrópoles

Leia mais:

Menezes e Omar Aziz representam a polarização Bolsonaro contra Lula em disputa pelo Senado

Lei de Chico Preto garante acesso gratuito aos jogos da Arena da Amazônia

Senado aprova volta do despacho gratuito de bagagem

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *