×
Auxílio

Putin aumenta salário mínimo na Rússia para minimizar impactos da guerra

Com inflação anual de quase 18% no mês passado, o líder do Kremlin reconheceu que 2022 será um ano "difícil" para a economia russa

Divulgação

O presidente russo, Vladimir Putin, ordenou um aumento de 10% na aposentadoria e no salário mínimo para amortecer os impactos da inflação na população russa, mas negou que os problemas econômicos do país estejam ligados à guerra na Ucrânia.

Com inflação anual de quase 18% no mês passado, o líder do Kremlin reconheceu que 2022 será um ano “difícil” para a economia russa.

“Quando eu digo ‘difícil’, não significa que todas essas dificuldades estejam conectadas à operação militar especial”

, disse Putin em uma reunião televisionada do Conselho de Estado em Moscou.

Os comentários de Putin ignoram o fato de que a crescente inflação recentes em vários países é, em parte, uma consequência direta da guerra russa na Ucrânia, que impulsionou os preços de energia e alimentos no mundo todo.

“Pois em países que não estão realizando operações (por exemplo na América do Norte, na Europa) a inflação é comparável e, se você olhar para a estrutura de suas economias, até maior do que a nossa”.

, afirmou Putin.

O aumento nas aposentadorias entra em vigor a partir de 1º de junho, enquanto o aumento no salário mínimo passa a valer em 1° de julho. Analistas dizem que as medidas não impedirão uma queda brusca nas rendas reais.

*Com informações do Uol

Leia mais:

Zelensky diz que negociará paz se Rússia devolver territórios

Autora de ‘Como matar seu marido’ é julgada pelo assassinato do marido

Imagens de satélite mostram navios russos carregando grãos ucranianos na Crimeia

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *