×
Preparação

Equilibrar a mente e as emoções é essencial na preparação para as provas e exames

Psicóloga dá dicas importantes para os estudantes com desafios à vista e tentam o ingresso no Ensino Superior

O vestibular passa a ser um drama não apenas de pressão por uma vaga na graduação, mas também influencia em questões de controle emocional, nos quais os estudantes têm uma carga de ansiedade e cobrança que podem exceder o limite ideal, afinal, o futuro desses jovens está em jogo.

Com as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) chegando ao final desta semana, os estudantes ganham força no planejamento e execução de estudo, o que exige um cuidado, que vai além da parte técnica e exige um preparo mental, que é essencial no processo e no momento da prova.

A psicóloga e docente da Wyden, Rosemar Andrade Vasconcelos, dá algumas dicas importantes para os alunos conseguirem um equilíbrio saudável nessa trajetória.

Um sono saudável

A primeira dica é ter um sono reparador de 8 horas. Muitos jovens não dormem direito e exageram no estudo, no lugar de descansar. Ter um sono ideal ajuda no equilíbrio das fibras nervosas do organismo e diminui a chance de irritabilidade e impaciência, aumentando a capacidade cognitiva e de concentração.

Não exagere na preocupação

Enquanto a preocupação, na medida certa, pode ser uma preparação com prudência, Rosemar explica que explorada de forma exagerada é prejudicial. “Esse tipo de comportamento que ultrapassa os limites pode ocasionar numa carga pesada de ansiedade. Nos preocupamos com coisas que muitas vezes nem acontecem, por isso é necessário trabalhar de forma regular e equilibrada no monitoramento desses sentimentos”.

Cuidados na véspera

A psicóloga indica para o dia da prova que o aluno saia com antecedência e tenha todas as informações e documentos preparados, minimizando qualquer imprevisto que tire o foco.

No dia anterior à prova é importante não se pressionar, afinal, a preparação prévia durante meses que será a real base usada na hora do teste. Muitos estudantes exageram na véspera da prova, o que é descartado por Rosemar, que no máximo aconselha ao jovem fazer leituras breves e leves, caso precise de um reforço de última hora.

Oportunidade

Com a abertura das inscrições para o ENEM 2022, a corrida pelo estudo é maximizada e, uma opção para os estudantes que procuram ferramentas para ampliar e testar o conhecimento é ENEM Action, uma plataforma online e gratuita de preparação para a prova. Ela auxilia os jovens que farão o exame nacional em novembro.

As inscrições são gratuitas e estão abertas, podendo ser realizadas até o dia 03 de junho, ao meio-dia, no site: https://simuladaodoenem.com.br/. Além da prova online, o estudante pode optar por realizar o simulado presencialmente, na unidade da Faculdade Martha Falcão Wyden. Onde serão realizadas no sábado, 04 de junho.

Os participantes do Simuladão, comparecendo na unidade da Faculdade Martha Falcão Wyden, localizada na rua Natal, 300, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul da capital, concorrem ao ranking nacional de meritocracia, com prêmios que darão um incentivo a mais. O primeiro colocado geral ganha uma Alexa Echo Dot, o segundo terá uma licença anual do streaming Disney+ e o terceiro ficará com brindes escolares (mochila, caderno, caneta, squeeze).

O resultado será divulgado na página do simuladão, no dia 22 de junho. A prova contará com 60 questões objetivas, de todas as áreas do conhecimento mais a redação.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Ifam oferta mais de 1.200 vagas em cursos técnicos de nível médio; veja

David Almeida homologa concurso público da Semsa para o cargo de médico

Cetam realiza curso de criação de startups em Itacoatiara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.