×
Epidemia

Ministério da Saúde monitora dois casos suspeitos da varíola dos macacos

Até agora, existem mais de 200 casos confirmados ou suspeitos em cerca de 20 países onde o vírus não circulava anteriormente

Homem caminha em frente ao prédio do Ministério da Saúde em Brasília 10/12/2021 REUTERS/Adriano Machado

Brasília (DF) – O Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira que monitora dois casos suspeitos da varíola dos macacos no Brasil, descartando por ora qualquer confirmação dessa doença que tem se disseminado recentemente por países da Europa e nos Estados Unidos.

“Até o momento, não há casos confirmados da varíola dos macacos (monkeypox) no Brasil. Dois casos estão em investigação nos Estados de Santa Catarina e Ceará”,

disse a pasta.

“O Ministério da Saúde está em contato com Estados para apoiar no monitoramento e ações de vigilância em saúde”, acrescentou o comunicado, sem dar maiores detalhes.

A varíola dos macacos, normalmente uma infecção viral leve, é endêmica em países africanos, mas sua disseminação para países não endêmicos, como na Europa e nos Estados Unidos, tem levantado preocupações de especialistas e autoridades sanitárias.

Até agora, existem mais de 200 casos confirmados ou suspeitos em cerca de 20 países onde o vírus não circulava anteriormente.

*Com informações da Istoé

Leia mais:

Governo cria comissão para acompanhar casos de varíola de macacos

Atendimentos de saúde são ampliados em Manacapuru

Saúde do AM lança painéis de indicadores para acompanhamento de tuberculose

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *