×
Povos Indígenas

Bolsonaro alega falta de interesse público para vetar PL que altera nome do ‘Dia do Índio’

A proposta, apresentada pela única deputada federal indígena do país, Joênia Wapichana (Rede-RR), argumentava que “povos indígenas” é um termo mais respeitoso e identificado com as comunidades.

Bolsonaro - Foto: Alan Santos/PR

Brasília (DF) – O presidente Jair Bolsonaro (PL) vetou nesta quinta-feira (2) projeto de lei que alterava o nome do Dia do Índio para Dia dos Povos Indígenas.

A proposta, apresentada pela única deputada federal indígena do país, Joênia Wapichana (Rede-RR), argumentava que “povos indígenas” é um termo mais respeitoso e identificado com as comunidades.

Especialistas apontam que a palavra “índio” é preconceituosa e estigmatizada.

O governo, por sua vez, afirmou que “índio” já é consagrado na cultura e, portanto, o projeto não tem interesse público.

Bolsonaro acompanhou sugestão de veto do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que se encarrega da temática no governo e que é o órgão que também dirige a Funai (Fundação Nacional do Índio).

“Em que pese a boa intenção do legislador, não há interesse público na alteração contida na proposta legislativa, uma vez que o Poder Constituinte Originário adotou, no Capítulo VIII da Constituição, a expressão ‘Dos Índios’, tratando-se de termo consagrado no ordenamento e na cultura pátrias, não havendo fundamentos robustos para sua revisão”, disse o Ministério.

O Congresso Nacional pode reverter o veto de Bolsonaro.

O projeto foi apresentado originalmente pela deputada Joênia Wapichana (Rede-RR) e relatada em Plenário pelo senado Fabiano Contarato (PT-ES), que defendeu a aprovação do projeto.

Segundo o parlamentar, a diferença entre as expressões “índio” e “povos indígenas” não se trata de “mero preciosismo”.

“O termo ‘indígena’, que significa ‘originário’, ou ‘nativo de um local específico’, é uma forma mais precisa pela qual podemos nos referir aos diversos povos que, desde antes da colonização, vivem nas terras que hoje formam o Brasil. O estereótipo do ‘índio’ alimenta a discriminação, que, por sua vez, instiga a violência física e o esbulho de terras, hoje constitucionalmente protegidas”, justificou Contarato.

Leia mais:

No Dia do Índio, governo exalta cultura dos povos indígenas do Amazonas

Manaus FC arrecada quase 5 toneladas de alimentos para povos indígenas

Indígenas recebem diplomas para atuarem como professores no Amazonas

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *