×
Ônibus gratuito

Passe Livre no ônibus para alunos da rede pública inicia nesta segunda-feira (14)

Estudantes das escolas públicas de Manaus serão beneficiados com o programa Passe Livre Estudantil, que garante gratuidade na passagem de ônibus

Foto: Divulgação

Manaus (AM) – A volta às aulas, em 2022, será histórica para os estudantes de Manaus. É que nesta segunda-feira (14) começa a valer o Passe Livre Estudantil, benefício que vai assegurar viagem gratuita de ônibus aos alunos de escolas públicas estaduais e municipais.

Neste primeiro momento, todos os estudantes que possuem o cartão Passa Fácil vão poder usufruir do benefício, até que o período de recadastramento seja concluído pela Prefeitura de Manaus.

O público alvo do programa são estudantes que residem a mais de um quilômetro de distância das unidades de ensino e, por isso, precisam usar ônibus para chegar na escola.

O governador Wilson Lima destacou a importância histórica da medida e disse que ela dará fôlego ao orçamento das famílias manauaras.

Foto: Divulgação

“A gratuidade é uma reivindicação histórica da sociedade e é um programa que vai fazer a diferença na vida das famílias, porque vai aliviar o orçamento, sobretudo das mais pobres”, disse Wilson.

Além da criação do Passe Livre, a parceria assinada com o prefeito David Almeida contempla o congelamento da tarifa do transporte coletivo. O convênio é de R$ 156 milhões, dos quais R$ 36 mi são do executivo municipal. Entre outras coisas, alcançam o custeio do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), incidente sobre o combustível dos ônibus.

Para facilitar a concessão do benefício, as escolas estaduais encaminharam a lista dos alunos enquadrados no perfil do programa para o cadastro no sistema Passa Fácil 2022, da Prefeitura. Os estudantes podem consultar, por meio do CPF, se está contemplado. O site é o estudantes.manaus.am.gov.br.

A secretária de Estado de Educação, Kuka Chaves, considera o benefício um incentivo a mais aos estudantes, após dois anos de pandemia.

“Sabemos que muitas famílias tiveram dificuldades nos últimos anos, por isso, a decisão do governador Wilson Lima de fazer um convênio que garanta a gratuidade chega em boa hora”, salientou.

Atualização de dados

FOTOS: Arquivo/Secom

O cadastro dos estudantes é automático por conta do cruzamento de dados das matrículas na rede estadual com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram). Porém, é importante que o aluno esteja regularmente matriculado e com os dados atualizados na escola em que iniciará o ano letivo.

Caso o estudante não tenha cadastro junto ao Sinetram, ele deve solicitar a emissão do cartão Passa Fácil. O agendamento ocorre por meio do site: www.sinetram.com.br ou pelo Aplicativo Cadê Meu Ônibus. Para retirar o cartão, basta se dirigir ao posto selecionado, portando documento de identidade ou certidão de nascimento. Nos casos de menores de 18 anos, é necessário a presença de um responsável.

Como vai funcionar

Com o Passe Livre Estudantil, os alunos terão disponíveis até 44 passagens mensais, não cumulativas, proporcionais ao número de dias letivos de presença exigida nas instituições de ensino.

A escola frequentada pelo estudante deverá se localizar dentro do município de Manaus, sendo que a distância entre os endereços da escola e da residência do estudante não poderá ser inferior a 1 quilômetro.

Caso use toda a sua cota mensal, o estudante que necessitar utilizar o transporte coletivo pagará o valor correspondente à metade da tarifa pública básica, por meio de recarga eletrônica de seu cartão, limitadas a 16 passagens adicionais mensais.

Atualização cadastral

Na última sexta-feira (11), o Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus decidiram que todos os estudantes dos ensinos infantil, a partir dos 5 anos, fundamental e médio da rede pública terão a gratuidade garantida no transporte coletivo neste mês de fevereiro.

A medida visa oferecer mais tempo para o cadastro e atualização dos dados dos alunos no sistema de bilhetagem do passe livre estudantil.

Os estudantes que estão com problemas no cadastro do passe livre estudantil, devem procurar a escola de matrícula e atualizar os dados para que sejam enviados ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), para a liberação.

“Os alunos que ainda estão com pendências, principalmente o Código de Endereçamento Postal (CEP) da residência e o CPF, precisam atualizar o mais breve possível. Caso não seja realizada a atualização, o aluno não terá acesso ao benefício da gratuidade”, informou a chefe da Divisão de Atendimento Social do IMMU, Jamily Campelo.

*Com informações da assessoria

Fotos: Arquivo Secom

Leia mais:

Estudantes do AM serão cadastrados automaticamente no Passe Livre

Passe Livre estudantil vai beneficiar estudantes da rede pública estadual, em Manaus

Transporte coletivo será gratuito para alunos da rede pública de Manaus em fevereiro

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *