×
eleições 2022

Pesquisa mostra que Wilson Lima cresce na disputa ao Governo do Amazonas

Nova pesquisa eleitoral mostrou que a diferença entre os dois primeiros colados para o cargo de governador do Amazonas é de 3,4%

Manaus (AM) – Uma nova pesquisa eleitoral, divulgada nesta sexta-feira (3), pelo Instituto de Consultoria em Ensino e Pesquisas do Amazonas (ICEPAM), mostrou que a diferença entre os dois primeiros colados para o cargo de governador do Amazonas é de 3,4%. Conforme o levantamento político, o governador do Estado, Wilson Lima (União Brasil), conta com 26,1% das intenções de votos, enquanto o ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania) lidera a pesquisa com 29,5%.

Já a pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, mostrou que o senador Eduardo Braga (MDB) aparece como a terceira opção na disputa ao governo, com 17,3% das intenções de votos.  Seguindo a ordem, aparece na quarta posição o deputado estadual Ricardo Nicolau (Solidariedade) com 4,9%; seguido da defensora pública, Carol Braz (PDT) com 3,4%; e o ex-deputado federal Henrique Oliveira (Podemos), com 2,6%.

A pesquisa foi feita com 1.928 pessoas, em Manaus e em sete municípios do Amazonas, sendo Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Coari, Tefé, Iranduba e Rio Preto da Eva, entre os dias 26 de maio e 1º de junho, e tem margem de erro de 2,23%, com intervalo de confiança de 95%.

O levantamento eleitoral mostrou também que 10,9% dos eleitores não votam em nenhum dos nomes citados ou preferem votar nulo ou branco. Outros 5,3% não souberam responder.

Disputa a presidência

Na pesquisa, o instituto de consultoria também avaliou a intenção de voto dos eleitores amazonenses quanto aos pré-candidatos que disputam o primeiro turno à Presidência da República.

De acordo com a avaliação estimulada, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) receberia 48,4% dos votos, ficando em primeiro lugar na votação se a eleição fosse hoje. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) teria 30,5% dos votos, ficando em segundo lugar no cenário avaliado.

Seguindo o ranking, Ciro Gomes (PDT) surge com 4,3% dos votos e Simone Tebete (PSDB) com 2,3%. A somatória dos dois é inferior ao percentual de eleitores (8,1%) que não votam em nenhum dos candidatos apresentados na amostragem ou preferem votar nulo ou branco. A pesquisa mostrou ainda que 6,4% dos eleitores não souberam dizer em que votar.

Pesquisa e o ICEPAM

Desde 2019, o trabalho desempenhado pelo ICEPAM é coordenado pela pesquisadora e empresária Erica Lima, que já tem o trabalho voltado para pesquisas reconhecido no mercado.

Leia mais:

Pesquisa mostra que Wilson Lima é o que mais cresce na corrida eleitoral do Amazonas

Wilson Lima cresce; Amazonino estagna e Braga fica para trás, aponta pesquisa

Números da Perspectiva confirmam crescimento de Wilson Lima nas eleições de 2022 no AM

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *