×
Golpe

PC-AM alerta sobre golpe do falso presente condicionado a taxa de entrega

Infratores induzem vítimas a pagarem uma taxa de entrega para receber a lembrança, supostamente, enviada por uma determinada loja

Foto: Divulgação

Manaus (AM) – O pagamento de taxas de entregas para receber presentes ou brindes de empresas que o consumidor tenha uma relação, é objeto de golpes. Em razão disso, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Decon), orienta como evitar esse tipo de situação, que surge em momentos oportunos e alerta para que os consumidores estejam sempre atentos.

O delegado Eduardo Paixão, titular da unidade especializada, esclareceu que, para cometer o crime, os infratores vão até à residência das vítimas e informam a elas que ganharam um presente de cortesia de uma determinada loja, e, para obter a lembrança, é necessário efetuar o pagamento de uma taxa de entrega.

“Eles induzem as vítimas ao erro. Os supostos entregadores vão até à casa da vítima, e, ao chegar lá, falam que tem um presente cortesia de uma empresa e somente a taxa de entrega precisa ser paga. O consumidor logo fica surpreso, porém, como o valor da taxa é pequeno, ele não se nega a pagar”,

explicou o delegado.

O titular esclareceu que o golpe acontece na hora de realizar o pagamento da taxa. Os infratores passam o cartão da vítima em uma maquineta, como se fosse algo real, porém, o visor acusa que o pagamento foi recusado, ocasião em que há uma nova tentativa.

“Como não foi possível realizar o pagamento, eles informam para o cliente que vai deixar o presente, mas é necessário ir até a loja pagar a taxa. Posteriormente, a vítima constata que o cartão está bloqueado e com várias compras em valores altos, pois, ao contrário do que acusava na maquineta, as tentativas de pagamentos foram aprovadas”,

disse Paixão.

A autoridade policial falou, ainda, que as vítimas procuram a referida loja que supostamente enviou o presente, e, ao chegar no estabelecimento, são surpreendidas. As lojas não sabem informar do que se trata e alegam que não solicitaram nenhuma entrega para o endereço e nem pessoa informada.

Prevenção

Eduardo ressaltou que as pessoas devem sempre solicitar o comprovante no ato do pagamento, jamais receber entregadores antes de ligar, confirmar com a loja em questão e se atentar no valor que está sendo cobrado antes de digitar a senha ou aproximar o cartão.

“Se achar a ação suspeita, tire uma foto do suposto infrator, ligue para as empresas e confirme, ou ligue para polícia imediatamente, colaborando para um trabalho efetivo dos policiais”, ressaltou Paixão.

A autoridade policial enfatizou que os policiais civis estão empenhados no combate aos crimes de estelionato no Estado do Amazonas.

“A Decon possui uma rede de enfrentamento a esse tipo de crime, oferecendo o apoio e investigação dos casos, para que as vítimas não se sintam desamparadas”, falou.

Registro de Ocorrência

O delegado reforçou, também, que o consumidor afetado por esse golpe pode comparecer à Decon, trazendo o máximo de provas, mensagens, áudios, fotos, imagens de câmeras de monitoramento e comprovantes do pagamento indevido, para que as equipes policiais tenham êxito em punir criminalmente os responsáveis. Para recuperar o prejuízo financeiro, a vítima deve demandar na Justiça Cível.

“A partir do momento em que é feito um pagamento de forma indevida, temos a preocupação na punição criminal, mas cabe à pessoa vitimada demandar na justiça civil para recuperação do prejuízo financeiro”, afirma Paixão.

As denúncias podem ser realizadas pelo número 181, o disque-denúncia da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), ou pela Delegacia Virtual (Devir), pelo endereço eletrônico https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/. Podem ainda ser formalizadas na Decon, situada na rua Desembargador Felismino Soares, 155, bairro Colônia Oliveira Machado, zona sul da capital.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Mulher é presa por aplicar golpe contra motorista de aplicativo em Manaus

Homem é preso por tenta aplicar golpe em instituição social de Manaus

Técnico de informática aplicava golpe do Pix por aplicativo de mensagens em Manaus

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *