×
Picada de cobra

Aluno picado por cobra na Ufam é encaminhado para hospital em Manaus

Para o Em Tempo, alunos da universidade relataram que a frequência desses animais em salas de aula aumentou após o retorno das aulas presenciais

Foto: Divulgação

Manaus (AM) – Um aluno da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) foi vítima de picada de cobra, nesta terça-feira (7), dentro das imediações da instituição, em Manaus.

A vítima, ainda não identificada, é aluno do Instituto de Ciências Exatas (ICE) da universidade e foi levado às pressas para uma unidade hospitalar. Uma das professoras auxiliou o aluno e pediu, nas redes sociais, reforço na segurança dos estudantes.

O caso foi confirmado pelo Hospital Tropical de Manaus, que aguarda a transferência do estudante para seguir com os atendimentos.

Volta às aulas

Nos últimos dois anos, as atividades presenciais da Ufam permaneceram suspensas, devido a pandemia da Covid-19, e retornaram apenas no dia 21 de fevereiro. No entanto, durante esse período em que a instituição ficou fechada, alguns animais começaram a rondar os espaços da universidade.

Alunos da Ufam relataram ao Em Tempo que, antes da pandemia, era comum encontrar animais rondando os corredores da instituição. Porém, a frequência desses animais em salas de aula aumentou após o retorno das aulas presenciais.

Em razão do aumento da presença dos animais nas salas e corredores da universidade, professores têm orientado os alunos a ficarem mais atentos nos espaços da universidade.

O que fazer?

Saber o que fazer após uma picada de cobra é essencial para evitar desfechos graves e até fatais. Conforme o Instituto Butatan, é necessário:

  • Lavar o local da picada com água e sabão;
  • Ir até o hospital ou posto de saúde mais próximo;
  • Ficar deitado e elevar o membro que levou a picada;
  • Se possível, levar a cobra para ser identificada

O Instituto Butatan também alerta o que não deve ser feito após a picada de cobra. As recomendações são:

  • Não fazer torniquetes;
  • Não passar anda no local da picada;
  • Não cortar a região da picada para “extrair o veneno”;
  • Não consumir bebidas alcóolicas;
  • Não sugar o local para tentar extrair o veneno.

Leia mais:

Cursos de música da Ufam estão com inscrições abertas

Egressa da UFAM arrecada recursos para fazer doutorado em Portugal

Projeto de TCC de estudante de Jornalismo da Ufam vira série documental

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Comentários:

  1. E só presta atenção pois AE eram e E lugar deles e construíram a universidadeja vi animais AE sempre presto atenção não e possível que não vi uma cobra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *