×
25 anos de história

Concertos gratuitos marcam 25 anos da Amazonas Filarmônica e Coral

Os concertos são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Manaus (AM)- Nesta quinta-feira (9), às 20h, o Teatro Amazonas recebe a programação oficial da Amazonas Filarmônica, que, neste ano, comemora, ao lado do Coral do Amazonas, 25 anos de fundação.

Até dezembro, as quintas-feiras são dedicadas à temporada de concertos gratuitos da orquestra, que vai apresentar diferentes abordagens, do popular ao tradicional, estreias e convidados especiais.

Os concertos são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

“A temporada deste ano tem um significado ainda mais especial, por comemorar os 25 anos de importantes corpos artísticos do Estado, que elevam o nome do Amazonas no cenário da música clássica”, afirma Marcos Apolo Muniz, titular da pasta.

Segundo o maestro adjunto da Amazonas Filarmônica, Marcelo de Jesus, a programação oficial inicia com o “Concerto para violino n° 1 em lá menor, op. 77” (1948), composto por Dmitri Shostakovich.

“Dedicado às vítimas da guerra na Ucrânia, o concerto traz a participação do solista amazonense Bogdan Hudzelaits, filho de ucranianos, que iniciou a formação na Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica”, comenta o regente.

A orquestra apresenta ainda as “Bachianas Brasileiras n° 7” (1942), de Heitor Villa-Lobos.

“O ciclo de obras de Heitor Villa-Lobos, ‘Bachianas Brasileiras’, é um repertório conhecido pela Filarmônica. Desta vez, os músicos irão apresentar a de n° 7, uma mistura do folclore brasileiro às formas barrocas aos moldes de Bach”, enfatiza o maestro.

Temporada 2022

Ao longo do ciclo de concertos, o diretor artístico e regente titular da Amazonas Filarmônica, Luiz Fernando Malheiro recebe convidados especiais, entre os quais o maestro amazonense Hilo Carriel e o gaúcho Linus Lerner. A nova geração de músicos vem representada pelo jovem solista Victor Amazonas Dias, de 11 anos, e o pianista Lucas Thomazinho, paulista que vem desenvolvendo uma trajetória de destaque no Brasil.

Para a nova temporada, a orquestra firmou parcerias importantes com a University of Kentucky (EUA) e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e traz, para uma das apresentações, o regente Andrew J. Putnam e o pianista Bernardo Scarambone. Haverá ainda uma parceria com o Corpo de Dança do Amazonas (CDA), com a apresentação do “Quebra-Nozes”.

O roteiro conta ainda com os músicos da Filarmônica que vão ocupar o cargo de solistas, como o spalla (primeiro violino que lidera a orquestra) Ariel Sanches e a violoncelista Anna Samokish. O dia 23 de junho vai ser dedicado ao concerto “Música de Câmara com os novos integrantes da Amazonas Filarmônica”, aprovados em processo seletivo em 2021.

Na esteira de homenagens, para agosto, está programado o concerto “Acordes Visuais: 40 anos de carreira do artista Rui Machado”, com a participação de cantores amazonenses interpretando composições do homenageado, como “Amazônia”, “Tempo de Festa”, “Navegantes do Folclore”, “Fé”, entre outras.

No dia 14 de novembro, o concerto “Amazonas Filarmônica e Coral do Amazonas – 25 anos” celebra a data, levando ao público trechos de óperas de Giuseppe Verdi e Richard Wagner. A regência da orquestra é do maestro Luiz Fernando Malheiro e, no palco do Teatro Amazonas, estarão as vozes do Coral do Amazonas.

*Com informações da assessoria

FOTOS: Michael Dantas/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Edição Web: Bruna Oliveira

Leia mais:

Wesley Safadão se prepara para o maior Garota VIP em Manaus

Ribeirinho que viralizou na web fará apresentação no Teatro Amazonas

Longas nacionais estreiam no Cine Casarão

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *