×
Fotografia e arte

Fotógrafo Sebastião Salgado leva exposição “Amazônia” para SP

Agora ficará exposta em São Paulo até 10 de julho

O fotógrafo Sebastião Salgado, de 78 anos, inaugurou nesta segunda-feira (14) sua exposição “Amazônia” em São Paulo, primeira parada de uma turnê no Brasil da mostra com a qual busca conscientizar sobre a preservação da maior floresta tropical do mundo e das comunidades indígenas.

Composta de mais de 200 imagens resultantes de sete anos de trabalho, a exposição do mineiro, que hoje mora em Paris, foi lançada em maio de 2021 na capital francesa e posteriormente apresentada em Roma e Londres.

Agora ficará exposta em São Paulo até 10 de julho, e depois seguirá para o Rio de Janeiro, onde permanecerá até janeiro de 2023, antes de passar por capitais do norte ao sul do país, como Belém, Manaus e Belo Horizonte.

NELSON ALMEIDA/AFP

Essas fotografias representam a Amazônia viva, do bioma, das comunidades indígenas. Nós, nesta exposição, não representamos a Amazônia morta, a destruída, das propriedades rurais

As fotografias em preto e branco condensam uma imersão na selva, com imagens de rios, montanhas e a vida em uma dezena de comunidades indígenas, acompanhadas por uma composição musical que recria os sons da natureza amazônica.

O fotógrafo se disse “esperançoso” de que o próximo governo, a ser definido nas eleições de outubro, tenha “maior preocupação” com a preservação dos biomas. O desmatamento aumentou desde que Jair Bolsonaro assumiu a Presidência em 2019, atingindo seu máximo em 15 anos, com 13.235 km² registrados no período de agosto de 2020 a julho de 2021.

R7*

Fotos: Nelson Almeida/AFP

Leia mais:

Documentário na Amazônia aborda as consequências das terras caídas

Brasil e França terão bolsas de residência artística em 2022

História da Semana da Arte Moderna é contada em livro

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *