Parintins (AM) – O 55° Festival Folclórico de Parintins acontece até domingo (26), com a proposta de ser o maior festival de todos os tempos.
Para tornar a experiência dos visitantes diferenciada na Ilha Tupinambarana, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), apresenta o “Circuito +Cultura”, que oferece uma programação alternativa durante o dia para o público.
O circuito inclui visitação mediada ao Bumbódromo, das 9h ao meio-dia, e o Trio Panavueiro, com shows das 15h às 17h, além da Estação +Cultura, espaço cultural instalado no Estádio Tupy Cantanhede, que vai funcionar a partir de terça-feira (21), das 9h às 17h, com apresentações, exposições coletivas de artes, espaços instagramáveis, feira de economia criativa e galerias de Caprichoso e Garantido.
Visita mediada
Com apoio da unidade do Liceu de Artes e Ofício Claudio Santoro no município, o programa fica disponível a partir desta quarta-feira (22), com ponto de partida no hall do Centro Cultural Bumbódromo.
Os visitantes vão ser divididos em grupos de dez pessoas e o roteiro tem duração de 40 minutos. As inscrições podem ser feitas na bio da @culturadoam no Instagram.
Exposição
Entre os destaques da visita ao Bumbódromo está a exposição “Perspectivismo Amazônico: A Nossa Antropologia”, em comemoração aos 100 anos da Semana de Arte Moderna. Com curadoria de Diego Omar e Jandr Reis, a mostra reúne obras dos artistas Kemerson Freitas e Alziney Pereira, do Curumiz, Dennis Amoedo, Dermison Salgado, Josinaldo Mattos, Pito Silva e Levi Gama.
Galeria a céu aberto
Já na área externa, o público pode conferir o “Mural Vitória da Cultura Popular”. A obra de assinatura do Curumiz utiliza a técnica do grafismo para colorir a fachada do centro cultural.
O mural de quase 800 metros quadrados exibe, de cada lado, a arte representada pelos bois-bumbás vermelho e azul.
O projeto “Parintins – Galeria Cidade Aberta” também compõe o “Circuito +Cultura”. São mais de 2 mil metros quadrados de muros coloridos por artistas de Parintins, que não estão na cadeia produtiva dos bois-bumbás.
As obras abordam a temática indígena, a cultura cabocla, as cosmologias amazônicas, as festas e tradições parintinenses.
Os muros do Liceu de Artes e Ofício Claudio Santoro, Planeta Boi e do estádio Tupy Cantanhede, entre outros, receberam pinturas artísticas.
Ainda no entorno do Bumbódromo estão as esculturas em alto relevo de artistas parintinenses que retratam a cultura local, as belezas naturais e o cotidiano caboclo.
São 22 obras em cimento, dos membros da Associação de Artistas Plásticos de Parintins (AAPP), construídas no ano de 2000 e restauradas pelo Governo do Amazonas.
Trio Panavueiro
Sob o comando de Helen Veras, o trio Panavueiro vai circular na sexta-feira, no sábado (25) e no domingo, das 15h às 17h, pelos principais pontos da Ilha Tupinambarana.
Entre os convidados estão Enéas Dias, Felipe Jr., Balanço da Toada, Adriano Aguiar, Caetano Medeiros e Toada de Roda, com concentração a partir das 14h, no Centro de Parintins.
*Com informações da Agência Amazonas
Edição Web: Bruna Oliveira
Leia mais:
Governo do Amazonas injeta mais de R$ 1 milhão na economia de Parintins
Artistas de Parintins dão “formas e cor” ao Festival Folclórico
PC-AM alerta brincantes do Festival de Parintins para o golpe do aluguel de imóveis
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱