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Projeto Alfa Sul

Prefeitura realiza 2º Encontro do Projeto Alfa Sul

Na programação, os educadores tiveram a apresentação dos pilares essenciais de alfabetização

2º Encontro do Projeto Alfa Sul
Na programação, os educadores tiveram a apresentação dos pilares essenciais de alfabetização. - Cleomir Santos / Semed

Manaus (AM) – Com o objetivo de fortalecer as práticas pedagógicas para a alfabetização dos alunos, a Prefeitura de Manaus realizou o 2º Encontro do Projeto Alfa Sul: Inovar para ensinar.

O evento contou com 68 professores do 1º ao 3º ano do ensino fundamental, de 37 unidades de ensino da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Sul, na Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), bairro Flores, zona Centro-Sul.

Na programação, os educadores tiveram a apresentação dos pilares essenciais de alfabetização, abordagem sobre a consciência fonológica e uma oficina como práticas pedagógicas baseadas nos temas: os níveis hierárquicos da consciência fonológica, consciência fonêmica, instrução fônica sistemática e metodologia das onomatopeias (sons reais), além da realização de um bingo de sons das letras

De acordo com o chefe da DDZ Sul, Renato Júnior, é fundamental o aprendizado para os professores da modalidade de ensino, que têm a chance de adquirir conhecimentos para aperfeiçoar o trabalho realizado com os alunos dentro da modalidade.

Esse projeto visa traçar ações e estratégias para dar suporte ao professor, para que ele consiga alfabetizar seus alunos na prática. O projeto se estende durante todo o ano, a partir do diagnóstico dos alunos alfabetizados e não alfabetizados, bem como, do diagnóstico da fase de leitura e escrita dos alunos. Depois disso, são traçadas ações e estratégias com o assessor pedagógico e os professores”, salientou.

Participando pela segunda vez do encontro, a professora Beatriz Fidelis, da escola municipal Historiador Mário Ypiranga Monteiro, bairro Flores, afirmou que será um aprendizado a mais, principalmente pelo fato de a escola ter aproximadamente cem alunos do 1º ano do ensino fundamental.

Esse encontro foi muito importante. Viemos de uma formação que ouvia psicogênese da escrita e leitura, e agora estamos entrando na política nacional e municipal, com outra proposta. É importante saber como usar, o que já tinha como conhecimento, já tinha assimilado com os novos conceitos, perfil de entrada e saída, para poder desenvolver um trabalho, que atinge não somente o aluno com mais facilidade, mas também a todos”, contou.

*Com informações da assessoria

Edição Web: Bruna Oliveira

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