×
FESTIVAL

Ação de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes acontece em Parintins

A Seas realizará as ações nos três dias do Festival em pontos específicos e estratégicos

Ação da Seas
É necessário alertar e orientar sobre os riscos que crianças e adolescentes sofrem em locais de grande movimentação. - Divulgação/Seas

Parintins (AM) – A Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), deu início, nesta quarta-feira (22), às ações de abordagem social para alertar os torcedores e participantes do Festival de Parintins 2022 sobre o combate à exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes na região, além do trabalho infantil, durante o evento.

Após dois anos sem a realização do Festival é necessário alertar e orientar sobre os riscos que crianças e adolescentes sofrem em locais de grande movimentação.

O objetivo da atuação da Seas no Festival Folclórico de Parintins é resguardar e assegurar os direitos e a dignidade de crianças e adolescentes. Nesses lugares, se não houver algum responsável, elas correm risco e estão sujeitas às mais diversas explorações, incluindo a sexual”, alertou a secretária Kely Patrícia, titular da Seas.

A equipe da Seas chegou a Parintins na terça-feira (21) e realizou o reconhecimento e monitoramento das áreas em que serão realizadas as ações da pasta. Nesta terça-feira, a equipe deu início às abordagens e orientações.

Os primeiros locais que receberam as ações de instrução foram embarcações e os arredores do Porto de Parintins.

As abordagens são de forma educativa e social, com orientação e encaminhamentos. São utilizados materiais de divulgação, como panfletos e ventarolas, além da divulgação dos serviços oferecidos pelo Estado, como identificar as violações e onde buscar ajuda.

A Seas realizará as ações nos três dias do Festival em pontos específicos e estratégicos, como a orla da cidade, ao redor do Bumbódromo, Mercado Municipal, a Festa dos Visitantes no Planeta Boi, na Cidade Garantido e o Curral Zeca Xibelão.

De acordo com a coordenadora da ação em Parintins, Karol Albuquerque, caso a equipe flagre algum tipo de violação de direito de crianças e adolescentes, o Conselho Tutelar e os servidores da Segurança Pública poderão ser acionados para averiguar a situação e tomar as providências necessárias.

Caso crianças adolescentes forem vistas em situação de trabalho infantil será realizada a orientação e encaminhamento aos equipamentos da Assistência Social. Em caso contrário é acionado o Conselho Tutelar e Segurança Pública”, disse Karol Albuquerque.

*Com informações da Agência Amazonas

Edição Web: Bruna Oliveira

Leia mais:

Operação resgata 183 vítimas de exploração sexual infantil no país

Polícia do AM realiza ações contra Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Sejusc realiza ação para combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *