Manaus (AM) – Amazonenses que moram fora do país estão acompanhando o 55º Festival Folclórico Parintins, que acontece até domingo (26), pela internet. O evento, realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, é transmitido pelo canal da TV A Crítica no Youtube.
Apaixonadas pelo Festival de Parintins, Natallie Miki, Marcella Antony e Karen Carvalho dividem uma semelhança: moram no exterior, mas estão de olho em todos os detalhes.
Para quem já esteve dentro da arena, sentindo o rufar dos tambores, a saudade é ainda maior. A musicista Karen Carvalho integrou o Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro e participou da Batucada, durante quatro anos, tocando violoncelo, mas, atualmente, faz mestrado nos Estados Unidos.
Ela relata que adaptou a rotina de trabalho para acompanhar a transmissão pela internet.
“A ansiedade está bem grande, tive que me programar bem com meus alunos particulares para encaixar a transmissão. Chamei meus amigos e estou tentando explicar o que é o Festival Folclórico de Parintins, algo inigualável, traduzir tudo isso para o inglês fica ainda mais complexo”
, comenta a musicista.
Marcella Antony conta que começou a frequentar aulas de dança no ritmo do boi-bumbá aos nove anos e, desde então, começou a frequentar os ensaios. Agora, com o retorno do Festival e morando no Canadá, ela destaca que a transmissão vai aproximar a cultura amazonense do hemisfério norte.
“Eu amo o Festival desde pequena. E receber a notícia que vão transmitir o festival pelo Youtube foi uma surpresa. Amigos que estão aqui nunca puderam acompanhar antes e agora podem fazer isso junto comigo. Com certeza vai ter festa em Vancouver, no Canadá, e, assim, matar um pouco da saudade da nossa cultura”
, afirma Marcella.
Do outro lado do globo terrestre, morando no Japão há três anos, esta é a chance de Natallie se aproximar novamente da cultura amazonense e se emocionar através da tela de uma TV, celular ou computador.
“Meu fim de semana já está programado em cima do festival e não irei perder nenhuma noite. Minha família ama e assistimos todos juntos. São 13 horas de fuso horário, mas vale muito a pena”
, declara a amazonense.
A transmissão acontece, neste sábado e domingo (25 e 26), a partir das 20h, no horário de Manaus.
*Com informações da assessoria
Leia mais:
Polícia faz alerta sobre golpe da falsidade ideológica em instituições bancárias no AM
Mulheres tuxauas e prevenção da Amazônia marcam primeira noite do Festival de Parintins
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱