×
OMS

OMS: varíola dos macacos não constitui emergência de saúde mundial

Especialistas que aconselham entidade internacional optaram por seguir acompanhando desdobramentos do surto antes de elevar classificação

Divulgação

A Organização Mundial de Saúde anunciou, neste sábado (25), que o atual surto de varíola dos macacos não constitui uma emergência de saúde pública mundial, categoria na qual está classificada a pandemia de Covid-19. Até aqui, ao menos 3.040 casos da doença infecciosa foram notificados em 47 países.

Entre os argumentos para não elevar o nível de atenção em relação à varíola dos macacos, os especialistas citaram a possibilidade de a classificação gerar estigmas e violações de direitos humanos contra homens que fazem sexo com homens, uma vez que a maioria dos pacientes registrados neste novo surto pertence ao grupo.

O painel de especialistas que aconselha a OMS sugere que a situação seja reavaliada se o número de casos seguir aumentando, se forem registrados infectados entre profissionais do sexo e se a gravidade dos casos notificados crescer.

*Com informações do Metrópoles

Leia mais:

A cada hora, 3 brasileiros sofrem amputação de pernas ou pés

Casos de Covid aumentam e Prefeitura pede para que população complete esquema vacinal

Saúde realiza treinamento para inserção de DIU em mulheres do AM

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsAppClique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *