×
Cultura do Amazonas

Festival Folclórico de Parintins foi declarado patrimônio imaterial do Amazonas em 2017

Festival Folclórico de Parintins foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial pela Assembleia Legislativa

Festival Folclórico de Parintins
Festival Folclórico de Parintins - Foto: Facebook Prince do Boi

Manaus (AM) – Começa na noite desta sexta-feira (24), o Festival Folclórico de Parintins (369 km distante de Manaus em linha reta), após dois anos sem acontecer em razão das medidas de biossegurança impostas pela Covid-19.

A disputa entre os bumbás Caprichoso e Garantido é uma das mais tradicionais festas do Amazonas e a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) declarou o Festival como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado através da Lei Promulgada nº 375 / 2017, de autoria do ex-deputado Josué Neto.

História do Festival de Parintins

O Festival Folclórico de Parintins teve sua primeira edição no ano de 1965, e surgiu com a finalidade de angariar recursos para a conclusão da Catedral de Nossa Senhora do Carmo, que é a santa padroeira do município.

De lá para cá, o Festival de aperfeiçoou e profissionalizou, tendo importante espaço na economia local, por gerar emprego e renda não apenas para os artistas envolvidos no espetáculo, mas para toda a cadeira turística e comercial do município.

Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o patrimônio cultural é formado pelo conjunto dos saberes, fazeres, expressões, práticas e seus produtos, que remetem à história, à memória e à identidade do povo, daí a importância da preservação e manutenção da tradição folclórica dos bumbas parintinenses.

É realizado sempre no último fim de semana de junho, de sexta a domingo, no Centro Cultural de Parintins, popularmente chamado de Bumbódromo, que tem capacidade para 35 mil pessoas.

Feriado

Reforçando a importância do Festival de Parintins para a população do Amazonas, o deputado Tony Medeiros (PL) apresentou o Projeto de Lei (PL) nº 511/2021, propondo que seja declarado feriado estadual a segunda-feira subsequente à realização da festa.

É fato que o Festival conquistou reconhecimento mundial, atraindo recursos e visibilidades não apenas para o município de Parintins, mas para o Amazonas, e os turistas que anualmente se deslocam para a cidade para brincar de boi-bumbá, movimentam a economia local.

“Além dos ganhos econômicos com o turismo, o maior do ano na região, o feriado irá permitir que os turistas fiquem mais tempo na cidade, permitindo aumento na geração de empregos e rendas, e ganho cultural considerável”, justificou o autor da propositura.

Leia mais:

Bumbás fazem últimos ajustes em alegorias para 1ª noite do Festival de Parintins

“Galeras” formam fila gigantesca para assistirem ao Festival de Parintins

Serviços no Bumbódromo são concluídos para a realização do 55° Festival de Parintins

Edição Web: GC

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *