×
Publicação

Livro de contos Amazônicos será distribuído em escolas e repartições públicas

O autor, Francisco Gouvêa propõe um trabalho de alto nível de pesquisa cultural

Manaus (AM)- A obra literária “Contos e Mistérios Amazônicos”, de autoria de Francisco Gouvêa, e ilustrações de Marcos Freire será distribuído gratuitamente nas escolas e repartições públicas do Amazonas.

Serão impressas 100 cópias do livro que vai contar com riqueza de detalhes, histórias contadas por pessoas que vivenciaram momentos de medo e mistério na floresta Amazônica.

Este projeto foi contemplado pelo Programa Cultura Criativa – 2021 – Prêmio Amazonas Criativo, do Governo do Estado do Amazonas.

Nos diversos contos publicados, foram relatadas aparições de seres misteriosos, e fatos ocorridos com esses seres na região ribeirinha de Novo Aripuanã-AM. Sua relevância é ainda maior, quando associada à cultura e educação regional.

O autor, Francisco Gouvêa propõe um trabalho de alto nível de pesquisa cultural, e esse fator é percebido pela riqueza de detalhes apresentados, que transparece tanto na aparência visual do livro pelo ilustrador Marcos Freire, já premiado internacionalmente, quanto nos temas abordados.

“O acesso à obra é condição indispensável para que seja substancial o seu impacto também social. Por meio deste livro, ficará marcado e registrado para futuras gerações, uma obra que registra todos esses acontecimentos e traz à tona uma gama de conhecimentos inexplicáveis que emocionam e encantam, com conhecimentos míticos e culturais que serão propagados aos leitores”, comemora Gouvêa.

A obra registra ainda inúmeros fatos curiosos que resistiram ao tempo, e permaneceram na memória de alguns sobreviventes aos fatos, e outras testemunhas oculares que infelizmente já faleceram, mas deixaram suas versões folclorificadas na mente de seus descendentes.

As histórias dialogam dentro de uma visão que envolve música, festas religiosas, medo, terror, histórias tristes e engraçadas. Ressaltando ainda a formação e vivência cultural do autor, que é conterrâneo e viveu algumas dessas histórias.

“Contos e Mistérios Amazônicos” também será disponibilizado em formato E-book e distribuído gratuitamente em plataformas de distribuição na internet, Amazon e Google Books.

*Com informações da assessoria

Edição Web: Bruna Oliveira

Leia mais:

Narrativas do povo kokama são retratadas em livro bilíngue

Festival Folclórico é retratado em livro de arte

Obra será lançada na bienal de São Paulo

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *