×
Exposição japonesa

Exposição de artesanato japonês entra em circuito no Centro Cultural Palácio da Justiça

Mostra tem visitação gratuita, mediante agendamento no Portal da Cultura

A exposição ficará por duas semanas em Manaus. Foto: Divulgação

Manaus (AM) – A exposição da cultura japonesa chega a Manaus a partir desta quinta-feira (17). Objetos originais do artesanato de Tohoku, região da ilha Honshu, no Japão, estarão à mostra no Centro Cultural Palácio da Justiça, no Centro, zona sul da capital, como parte da exposição “A Beleza do Artesanato de Tohoku, Japão”.

A exibição com 48 peças, que vão desde cerâmica à arte em metal, é uma realização do Consulado-Geral do Japão em Manaus e da Fundação Japão, em parceria com o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

A visitação é gratuita, mediante agendamento no Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br).

Foto: Divulgação

Os visitantes da mostra poderão conferir peças de artesanatos de diversos gêneros, como cerâmicas, arte em laca, tecelagem, arte em metal e artesanato em madeira e bambu.

Além dos artesanatos tradicionais, dos utensílios e tecidos, a exposição apresenta obras criadas por artistas que, inspirados pela beleza do artesanato popular, refletem a cultura e o espírito de Tohoku.

Além dos artesanatos tradicionais, dos utensílios e tecidos, a mostra apresenta obras criadas por artistas que, inspirados pela beleza do artesanato popular, refletem a cultura e o espírito de Tohoku.

A beleza de Tohoku

Foto: Divulgação

A cultura do japão é única e cada região poussui uma particularidade que lhe destaca. O cônsul-geral do Japão, Masahiro Ogino, que participou da abertura da exposição, destaca que “A Beleza do Artesanato de Tohoku, Japão” foi organizada para marcar o 11º aniversário da catástrofe de Tohoku, atingida por um terremoto e um tsunami, em março de 2011.

“Tohoku possui uma rica cultura rodeada por montanha e mar, e temos atraído aproximadamente 50 peças, tais como cerâmica, tecelagem e artesanato em madeira e metal”

O cônsul-geral ainda aponta que Manaus foi uma das cidades que ajudaram os japoneses em um dos momentos que mais foi preciso, e a participação no circuito de exposição das peças é uma forma de agradecer os manauaras.

“Tohoku está se recuperando e, naquele momento, o Brasil e também Manaus ajudaram os japoneses. Nunca esqueceremos essa ajuda. Para mostrar nosso agradecimento, e como agora estamos nos recuperando, queríamos organizar essa exposição”, acrescentou Masahiro Ogino.

O secretário de cultura e economia criativa acredita que a mostra estreita, ainda mais, os laços com o povo amazonense. Para ele também é uma oportunidade de conhecer um pouco da cultura japonesa.

“O povo japonês tem uma relação direta com o povo amazonense, que vai além da cultura, e para a gente é muito importante entrarmos nesse circuito. Essa exposição itinerante vai ficar aqui duas semanas, então é a oportunidade de conhecermos um pouco mais da cultura, através de alguns artefatos que fazem parte dessa exposição”, destacou Marcos Apolo.

A exposição itinerante já passou pelas cidades do Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília e, após Manaus, segue para Belém e Recife.

Homenagem

Foto: Divulgação

Durante o lançamento da mostra, Masahiro Ogino entregou um Diploma de Honra ao Mérito ao secretário Marcos Apolo, em nome do Centro Cultural.

O certificado é uma forma de reconhecimento aos serviços e contribuição para o fomento das relações de amizade Japão-Brasil.

“O diploma é um registro justamente desse reconhecimento do povo amazonense, no respeito que nós temos para com o povo japonês. Então, eu queria aproveitar aqui a oportunidade e convidar a todos para conhecerem essa exposição”, disse o secretário, ao receber o diploma.

Visitação

O Centro Cultural Palácio da Justiça funciona de quarta-feira a sábado, das 9h às 15h. A entrada é gratuita, mas é necessário agendamento no Portal da Cultura: www.cultura.am.gov.br.

Nos espaços administrados pela Secretaria de Cultura, o uso de máscaras e a apresentação da carteira de vacinação são obrigatórios. A exposição acontece até o dia 8 de março.

Leia mais:

Secretaria de Cultura expõe fantasias de Carnaval históricas no AM

Feira Internacional de Artesanato começa na quinta em Manaus

Sesc AM promove excursão turística com destino ao Ceará

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *