×
Exposição

Secretaria de Cultura expõe fantasias de Carnaval históricas no AM

A mostra fica aberta à visitação até o dia 28 de fevereiro no Piso Castanheiras do Manauara Shopping

Exposição de fantasias de carnaval do Amazonas
Exposição de fantasias de carnaval do Amazonas

Manaus (AM) – A exposição “De outros carnavais” entra em cartaz nesta terça-feira (15), no Manauara Shopping, em Manaus. A mostra traz fantasias históricas do Carnaval amazonense que pertencem ao acervo permanente da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), com curadoria do artista plástico Turenko Beça. 

De acordo com a assessoria da SEC, os vestidos de porta-bandeiras expostos foram usados pela artista Ednelza Sahdo.

Vestidos de luxo

Além dos vestidos de luxo, a boneca Kamélia também está na exposição que fica aberta à visitação até o dia 28 de fevereiro

As peças da exposição pertencem a uma das personagens mais emblemáticas do Carnaval: as porta-bandeiras.

Elas carregam o símbolo máximo da escola com leveza e graça em vestidos que chegam a pesar 40 quilos de acabamento luxuoso. 

Ícone do Carnaval

Ednelza Sahdo tem mais de 50 anos de carreira, é atriz, cantora, diretora e professora de teatro, conhecedora profunda do carnaval amazonense, foi porta-bandeira da Escola de Samba Aparecida por 26 anos.

“Ednelza Sahdo marca de modo indelével seu nome na história como uma das que mais contribuíram para beleza e a evolução do carnaval amazonense”, disse o curador da exposição, Turenko Beça. 

Para Turenko, o visitante da exposição vai poder se teletransportar para desfiles memoráveis do Carnaval amazonense. “Essa exposição é um passeio não apenas pelos enredos defendidos pela Porta-bandeira, mas sobretudo, um grande desfile sobre décadas de Carnaval em Manaus. São indumentárias ricas e bem trabalhadas, que vestiram os encantos da Porta-bandeira-Atriz: Dama Francesa, Criação, Estrela, Rainha das Bolhas de Sabão, entre tantas personas que esta artista incorporou na Avenida do samba”, afirma.  

Exposição Permanente

Ao término da exposição as fantasias retornam para o local de origem, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA), onde fica a exposição permanente dos itens.

O CCPA está localizado na Avenida Silves, 2.222 – Distrito Industrial I (antiga Bola da Suframa), e funciona para visitação de quinta a domingo, das 9h às 14h.

A entrada é gratuita, mediante agendamento pelo Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br).

Leia mais:

Campanha ‘Pra Sambar Tem que Vacinar’ inicia com governador exaltando o Carnaval

Banda “Treme Terra” lança nova música nas plataformas digitais neste sábado (12)

Documentário na Amazônia aborda as consequências das terras caídas

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *