Maués (AM) – Uma mulher entrou em trabalho de parto e deu à luz a uma menina dentro de uma canoa. Ela estava sendo levada pelo marido para a sede de Maués (distante a 257 quilômetros de Manaus), nesta quarta-feira (29), onde daria entrada em uma unidade de saúde, mas não houve tempo.
A criança nasceu nos braços do pai enquanto a canoa se aproximava da orla da cidade. A menina passa bem. Mãe e filha foram levadas para a a maternidade de Maués onde passaram por avaliação. Elas foram liberadas logo em seguida.
A ‘Terra do Guaraná’ é banhada pelo rio Maués-Açú, que está localizado a leste do rio Madeira e ao sul do rio Amazonas.
Outro caso
Uma outra mulher também passou pela mesma situação, mas no município de Humaitá (distante a 701 quilômetros de Manaus). Policiais militares do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM) ajudaram a mulher, que estava em trabalho de parto. A equipe ainda salvou a vida do recém-nascido, que estava engasgado.
Por volta das 2h30, os policiais receberam a informação de que uma mulher prestes a dar à luz e estaria em uma lancha, em um posto de gasolina às margens do rio Madeira.
A guarnição foi ao local e acionou uma ambulância, porém não houve tempo para a chegada da equipe médica, e os próprios policiais tiveram que realizar o parto.
Ao nascer, a criança estava engasgada, sendo necessária a manobra de Heimlich para desobstruir as vias respiratórias. Depois do procedimento, o bebê passou a respirar. Em seguida, a ambulância chegou e conduziu mãe e filho para o hospital regional de Humaitá.
Leia mais:
Policiais militares ajudam mulher durante parto em Humaitá; veja vídeo
Justiça determina que hospital pague tratamento de bebê que caiu no parto, em BH
Bebê recém-nascido é encontrado dentro de sacola plástica em rua
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱