×
Prisão

Pastor é condenado a 18 anos de prisão por discriminação contra judeus

Tupirani da Hora Lores é líder da Igreja Pentecostal Geração Jesus Cristo e foi preso durante a Operação Rofésh, da Polícia Federal (PF)

Divulgação

O pastor Tupirani da Hora Lores foi condenado à pena de 18 anos e 6 meses de reclusão e 814 dias multa por praticar, induzir ou incitar a discriminação contra pessoas judiais ou israelitas por meio de publicações de vídeos e mensagens nas redes sociais. A sentença foi proferida nesta quinta-feira (30), pela juíza Valeria Caldi Magalhães, da Justiça Federal.

Tupirani, líder da Igreja Pentecostal Geração Jesus Cristo, foi preso durante a Operação Rofésh, da Polícia Federal (PF), em fevereiro deste ano. De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), ele é conhecido por promover discursos de ódio contra a população judaica e já havia sido alvo da Operação Shalon, deflagrada em março do ano passado.

Segundo a PF, as investigações revelaram que o pastor produziu e publicou diversos vídeos com ataques a judeus e membros de outras religiões.

A notícia-crime que embasou a operação de 2020 tinha vídeos de um culto presencial, na sede da congregação, nos quais Tupirani da Hora Lores pediu que Deus massacrasse os judeus, que os humilhasse, e clamou que “eles sejam envergonhados, como na Segunda Guerra, e não tenham forças para levantar suas servis”.

Em outro trecho, Tupirani cobrou ações divinas contra os judeus e se referiu à disputa pelas terras do estado de Israel e à diáspora judaica de modo ofensivo. “Eles saíram às nações para compartilhas das suas heranças em benefício próprio, deitaram com as prostitutas, Senhor. Fizeram alianças, serviram ao mal e desejaram se alimentar com as bolotas e alfarrobas dos porcos, Deus. Porquanto, ficaram sem nada”, disse.

Em 2009, Tupirani se tornou a primeira pessoa condenada por intolerância religiosa no Brasil. Quatro anos depois, ele e outros fiéis da denominação religiosa foram presos por racismo, homofobia e xenofobia.

No Rio de Janeiro, a Igreja Geração Jesus Cristo é conhecida por espalhar pela cidade cartazes com a inscrição “Bíblia sim, Constituição não”.

Para Ricardo Sidi, advogado criminal da Confederação Israelita do Brasil (Conib), “é uma sentença histórica na luta contra o antissemitismo. É a maior pena aplicada no Brasil por esse tipo de crime, o que haverá de ajudar a inibir essa prática odiosa.”

A Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (FIERJ) denunciou o caso, e reiterou que “é preciso denunciar crimes, confiar na investigação policial, no Ministério Público e na Justiça, em todo o rito do devido processo legal”.

“A condenação acontece porque houve a coragem de denunciar atos criminosos e a FIERJ não poderia, de modo algum, ter se calado. Registramos que a decisão tem, também, um viés educativo, pois não podemos aceitar a banalização da violência nos discursos de ódio. Confiamos na Justiça, sempre!”

, afirmou Alberto David Klein, presidente da FIERJ, por meio de nota.

*Com informações da CNN

Leia mais:

Cantor católico Gil Monteiro se assume gay e alega sofrer boicote da igreja

Caixa diz que Corregedoria investiga denúncias de assédio

Total de casos de varíola dos macacos no Brasil sobe para 37

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *