×
Investigação

Amazonas registra primeiro caso suspeito de varíola dos macacos

O paciente se encontra em isolamento domiciliar. Familiares que tiveram contato ele também seguem sendo investigados atendendo todos os protocolos necessários

Manaus (AM) – O Amazonas registrou o primeiro caso suspeito de Monkeypox, a Varíola dos Macacos. O paciente está em isolamento. A informação foi repassada pela Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT HVD), responsável pela análise.

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) explicou que o material biológico coletado do paciente foi encaminhado para a realização de mais exames. Até o momento, não há ainda resultado conclusivo, porém o caso segue em investigação.

Ainda conforme divulgado em nota, o paciente não apresenta comorbidades. Diante da suspeita o caso já foi notificado junto ao sistema de vigilância epidemiológica e ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), e segue em acompanhamento clínico e de vigilância epidemiológica.

O paciente se encontra em isolamento domiciliar. Além disso, ele já possui uma data para retorno onde serão realizados novos exames. Familiares que tiveram contato com ele também seguem sendo acompanhados e atendendo todos os protocolos necessários.

Leia mais:

Casos de varíola dos macacos triplicaram na Europa nas duas últimas semanas, diz OMS

Total de casos de varíola dos macacos no Brasil sobe para 37

Imunologista dá dicas de como se prevenir da varíola dos macacos

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *