×
Saiba mais

Descarta as cascas de alho? Saiba motivo para não jogá-las no lixo

Muitas pessoas não sabem, mas a casca de alho tem grandes propriedades

Para fazer aquela comida gostosa, cozinheiros optam pelo uso do alho como forte e importante tempero. O que muitos não sabem é que as cascas, que geralmente vão parar no lixo, podem ser reutilizadas.

Umas das mais comuns é a utilização de cascas de alho para fertilizar o solo. Para explicar como isso funciona veja dicas de como utilizar casca de alho no jardim.

Para que serve?

Muitas pessoas não sabem, mas a casca de alho tem grandes propriedades para as plantas. Esse ingrediente é rico em sais minerais e vitaminas extremamente importantes para o crescimento dos vegetais. Veja abaixo algumas das principais substâncias que a casca de alho contém:

  • Vitamina A;
  • Vitamina C;
  • Vitamina E;
  • Zinco;
  • Selênio;
  • Germânio.

Essas substâncias, além de serem essenciais para manter o solo adubado, também auxiliam no melhoramento das plantas. Então, se o seu objetivo é cultivar plantas para o consumo, é importante lembrar de colocar cascas de alho na terra.

A casca de alho tem outras funções além da nutrição dos vegetais. Esse ingrediente também ajuda a afastar insetos indesejados, por exemplo. O cheiro forte que exala da casca do alho é suficiente para se livrar de certos animais que não fazem bem à planta.

Como utilizar no jardim?

A casca de alho é um alimento bastante versátil e pode ser utilizado de diversas formas no cultivo de plantas. Confira a seguir:

  • Casca hidratada: você pode juntar as cascas de alho, hidratá-las com água e deixá-las de molho por 3 dias. Após esse tempo, você terá duas utilidades para a mistura: adubo e inseticida.
  • Casca seca: você pode adicionar a casca junto com a terra para criar um forte fertilizante.

*Agência Texty

Foto: Pixabay

Edição Web: Bruna Oliveira

Leia mais:

Exposição fotográfica traz gastronomia sob olhar feminino

Confira dicas para comer bem fora de casa

Feira do pirarucu acontece em Manaus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.