×
GUERRA

Avanço russo na região de Donetsk foi frustrado, diz Ucrânia

Sloviansk e outras áreas, no entanto, são fortemente bombardeadas

Rússia X Ucrânia
A Rússia garante que não tem civis como alvo. - REUTERS/Alexander Ermochenko

A Ucrânia frustrou, até agora, uma tentativa de avanço russo para o norte de sua região de Donetsk, mas a cidade de Sloviansk e outras áreas civis estão sendo fortemente bombardeadas, disseram autoridades ucranianas nesta quarta-feira (6).

A Rússia aumentou seu foco em Donetsk, onde a parte sul já é controlada por ela e seus representantes, depois de concluir a captura da região vizinha de Luhansk, no domingo (3), com a tomada de Lysychansk, que agora está em ruínas.

Moscou diz que expulsar totalmente os militares ucranianos de ambas as regiões é fundamental para o que chama de “operação militar especial“, a fim de garantir sua própria segurança, uma ofensiva de quatro meses que o Ocidente classifica de guerra de agressão não provocada.

Donetsk e Luhansk formam Donbas, a parte industrializada do Leste da Ucrânia que vive a maior batalha na Europa em gerações e que a Rússia quer tomar o controle, em nome dos separatistas apoiados por Moscou, em duas autoproclamadas repúblicas populares.

Autoridades ucranianas disseram que fortes combates estão ocorrendo, enquanto as forças russas tentam avançar de Luhansk para a região de Donetsk e para a cidade de Sloviansk.

Estamos segurando o inimigo na fronteira da região de Luhansk e da região de Donetsk“, afirmou o governador de Luhansk, Serhiy Gaidai, à televisão ucraniana.

Ele disse que o Exército regular russo e as forças de reserva foram enviados para lá, em um aparente esforço para cruzar o rio Siverskiy Donets, e que dois pequenos assentamentos dentro das fronteiras de Luhansk foram palco de combates ferozes.

A região de Luhansk ainda está lutando. Quase todo o território foi capturado, mas em dois assentamentos os combates estão em andamento“, declarou, em entrevista por vídeo.

Gaidai e outras autoridades ucranianas disseram que as forças russas estão atacando alvos na região de Donetsk com artilharia.

Vadym Lyakh, prefeito de Sloviansk, contou que a cidade foi bombardeada nas duas últimas semanas.

A situação é tensa“, disse ele, um dia depois que autoridades locais informaram que forças russas atacaram um mercado e uma área residencial em Sloviansk e mataram pelo menos duas pessoas. A Rússia garante que não tem civis como alvo.

Lyakh afirmou que 17 moradores foram mortos e 67 ficaram feridos desde que o presidente russo, Vladimir Putin, determinou que suas tropas entrassem na Ucrânia, em 24 de fevereiro.

Edição Web: Bruna Oliveira

Leia mais:

Explosões abalam cidade ao sul da Ucrânia

Famílias confirmam mortes de brasileiros em conflito na Ucrânia

Guerra da Ucrânia muda foco para Donetsk após queda de Luhansk

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *