Manaus (AM) – Como parte das ações da campanha “Julho Amarelo”, a Prefeitura de Manaus organiza nesta quinta-feira (7), na praça da Polícia (Heliodoro Balbi), Centro, até às 16h, a oferta de testes rápidos para detecção de casos de hepatites B e C.
Dados do Sistema de Notificação de Agravos (Sinan/Ministério da Saúde) mostram que 70 casos de hepatites virais foram notificados neste ano em Manaus, sendo 40 de hepatite B e 29 casos de hepatite C. No ano passado, foram notificados 366 novos casos da doença, com 200 casos do tipo B e 146 do C.
A chefe do Núcleo de Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids) e Hepatites Virais, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Rita de Cássia Castro de Jesus, explica que a oferta do teste rápido é uma estratégia para fortalecer a detecção precoce de casos de hepatites.
“O teste rápido é disponibilizado em 193 unidades de saúde da rede municipal. O principal diferencial é que o exame permite obter o resultado em 30 minutos, sem necessidade de encaminhamento médico, a partir de análise da gota de sangue retirada da ponta do dedo do paciente. Como as hepatites virais não apresentam sintomas e o paciente pode passar décadas com a doença sem ter um diagnóstico, é essencial a realização do exame, para que seja possível iniciar um tratamento e acompanhar o desenvolvimento da doença, que provoca danos graves ao fígado, podendo causar cirrose ou câncer”, explica Rita de Cássia.
Outros serviços
Durante a ação na praça da Polícia, a Semsa também vai organizar atividades de educação em saúde, oferta de vacina contra a hepatite A, direcionada para crianças de até cinco anos, e contra a hepatite B (população em geral), além de distribuição de material educativo, de preservativos, e testes rápidos para HIV e sífilis.
“As hepatites B e C podem ser transmitidas sexualmente e por isso o uso de preservativos nas relações sexuais é essencial para o controle e prevenção da doença. A Semsa mantém durante o ano, a distribuição de preservativos em todas as unidades de saúde, sem burocracia e com retirada imediata, assim como oferece as vacinas para hepatites A e B, em 171 salas de vacina”, informa Rita de Cássia.
Julho Amarelo
A campanha Julho Amarelo será desenvolvida durante todo o mês nas unidades de saúde, com a intensificação da oferta de testes rápidos, de vacinação e distribuição de preservativos, além das atividades de educação em saúde junto à comunidade.
Infecção
As hepatites virais podem ser causadas pelos vírus A, B, C, D e E. Os tipos B, C e D são as formas mais graves, tendo transmissão por relação sexual desprotegida, por transfusão sanguínea e derivados do sangue contaminado, pelo compartilhamento de seringas, escova de dente, lâmina de barbear, alicate de unha e outros objetos perfurocortantes.
Já a hepatite A é transmitida por via oral-fecal, de uma pessoa infectada para outra saudável ou por alimentos ou água contaminados.
Mesmo que na maioria dos casos não haja manifestação de sintomas, em algumas situações o paciente pode apresentar: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
Cuidados para a prevenção incluem: lavar as mãos após ir ao banheiro e antes de comer; lavar os alimentos antes do consumo; cozinhar bem os alimentos antes do consumo; ingerir água limpa; ter cuidado no manuseio de instrumentos cortantes; adotar instrumentos pessoais de beleza, tais como pinça, tesoura de unhas; usar individualmente seus próprios objetos de higiene; usar preservativo nas relações sexuais; e utilizar agulhas e seringas descartáveis.
*Com informações da assessoria
Edição Web: Bruna Oliveira
Leia mais:
Ministério da Saúde investiga 68 casos de hepatite fulminante no país
Deputada pede estratégia para prevenção de hepatite aguda grave no AM
Autoridades alertam para prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites virais
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱