×
Bizarro

Peixe gigante que ‘anuncia’ terremoto aparece na costa do Chile; veja vídeo

Essa espécie costuma ter dimensões surpreendentes, sendo considerada o peixe ósseo mais comprido do mundo

Na manhã da última segunda-feira (11), um enorme peixe-espada (Trichiurus lepturus) apareceu na costa da cidade de Arica, no Chile, e, além de causar espanto nos moradores pelo seu tamanho, reacendeu uma superstição ligada a ele.

Essa espécie costuma ter dimensões surpreendentes, sendo considerada o peixe ósseo mais comprido do mundo, podendo atingir, em média, três metros de comprimento – embora existam relatos de que alguns exemplares chegaram a até 17 m.

Ele costuma viver na maior parte dos oceanos e não se sabe muito sobre ele, apenas que tem um comportamento solitário e é difícil de ser visto. Segundo o jornal argentino Los Andes, o peixe-espada é chamado de “ryugu no tsukai” no Japão, o que significa “mensageiro do palácio do deus do mar”. Para os japoneses, quando se avista essa espécie, é sinal de que um poderoso terremoto está prestes a ocorrer.

Como os sismos nas regiões costeiras costumam vir acompanhados de tsunamis, é normal que apareça um exemplar de peixe-espada em alguma praia.

O animal descoberto no Chile tinha cinco metros de comprimento. Pelo vídeo que circula nas redes sociais, dá para ver que foi preciso usar um guindaste para erguer o gigantesco peixe, enquanto um grupo de pescadores e trabalhadores da zona portuária observam com atenção e espanto o curioso animal.

Apesar de parecer apenas superstição, de acordo com o Los Andes, em julho de 2020, um peixe-espada foi encontrado no Alasca (EUA) e, poucos dias depois, um terremoto de magnitude 7,8 na escala Richter foi registrado. Enquanto isso, em junho do mesmo ano, no México, um terremoto de 7,5 graus foi registrado 10 dias após o aparecimento do estranho animal.

Na verdade, como mostra o jornal, a explicação científica é que, como são peixes que vivem nas profundezas dos mares, acabam sendo mais sensíveis aos movimentos das placas tectônicas. Justamente o prenúncio do terremoto afetaria o comportamento deles e os faria emergir.

*Com informações do site Trends BR

Leia Mais:

Terremoto deixa mais de mil mortos no Afeganistão

Peru: incêndio florestal coloca Machu Picchu em perigo

Após dizer a juiz que parou de beber, mulher festeja liberdade no bar

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *