Uma equipe formada por médicos do Rio de Janeiro e de Londres conseguiu separar com sucesso gêmeos siameses unidos pelo crânio. Arthur e Bernardo Lima, de 3 anos, passaram por sete cirurgias com ajuda de técnicas de realidade virtual. O procedimento durou, ao todo, 27 horas.
Foram quase 100 médicos envolvidos. As cirurgias foram realizadas no Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer, no Rio. Segundo a Gemini Untwined, instituição britânica especialista em cirurgias de separação, o caso dos brasileiros foi o mais complexo realizado até então.
As equipes passaram meses testando realidade virtual com base em tomografias computadorizadas e ressonâncias magnéticas de Arthur e Bernardo. À BBC, o cirurgião Noor Jeelani afirmou ser a primeira vez que médicos em países separados usam fones de ouvido e operam juntos em uma sala de realidade virtual.
O médico contou ter ficado “totalmente esgotado” após 27 horas de trabalho, com apenas quatro pausas de 15 minutos para comer e beber água. Ainda assim, para Jeelani, foi “maravilhoso” ver a felicidade da família com o resultado.
Os gêmeos estão se recuperando bem no hospital e passarão por reabilitação de seis meses.
*Com informações do Metrópoles
Leia mais:
Pesquisa aponta perfil de doador de sangue em Manaus
CVC é multada por venda de passagens de companhia em falência
Alexandre Frota pagará a Chico Buarque mais R$ 30 mil após ofensas
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱