×
Doação de Sangue

Pesquisa aponta perfil de doador de sangue em Manaus 

O estudo também levantou os principais empecilhos e motivações para a doação

Manaus (AM) – Uma pesquisa da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) revelou o perfil de doadores de sangue na capital do Estado. O levantamento envolveu uma amostra de 95.584 doadores, no período de dezembro de 2021 a março de 2022. 

A pesquisa mapeou o público principalmente por faixa etária, tipagem sanguínea, localização, sexo e escolaridade. O estudo também levantou os principais empecilhos e motivações para a doação. Os resultados ajudarão a traçar estratégias para ampliar a captação de doadores. 

“Essa é uma análise muito importante para que a gente saiba as características do nosso público, e com isso, aperfeiçoar as estratégias de contato com eles e, principalmente, de atingir e fidelizar aquele perfil que não aparece ou que aparece pouco nas estatísticas”, disse a chefe do departamento do ciclo do sangue, do Hemoam, Socorro Viga Yurtsever.   

A primeira característica dos doadores, conforme a pesquisa, é que 62,94% dos candidatos à doação são do sexo masculino, enquanto 37,06% são mulheres. Essa diferença aumenta ainda mais quando se trata da triagem – processo que envolve um teste rápido de anemia, além de uma entrevista e exames de sorologia com o sangue dos candidatos. Após esse processo, 70% dos candidatos aptos são homens e 30% mulheres. 

No quesito faixa etária foi revelado que o maior número de doadores aptos, cerca de 39,41%, têm entre 18 e 29 anos. A tipagem sanguínea predominante na amostra de 95.584 pessoas deu 58,60% de doadores com sangue O+; seguido de A+ (24,34%). Na ponta inversa estão os sangues raros, sendo B- com 0,56% e AB- com 0,18% do total de doações. 

O grau de escolaridade dos doadores também foi analisado e apontou que 67,30% têm o ensino médio completo. 13,44% são de nível superior e 8,44% estudaram até o fundamental. Os doadores com superior incompleto, ensino profissionalizante e pós-graduação refletem consecutivamente 8,44%, 1,05% e 0,42%. A análise também revelou que a maioria dos doadores são pessoas solteiras (54,01%), seguido dos casados (39,45%). União estável, divorciados e viúvos somaram apenas 6,5%. 

Inaptidão x motivação 

Além de avaliar o perfil sociodemográfico dos doadores a pesquisa também identificou as causas para inaptidão e as motivações dos candidatos à doação. 

A principal causa de inaptidão dos candidatos começa logo na primeira etapa da triagem, com um teste rápido (hematócrito) que mede se o candidato à doação tem sangue suficiente para doar. 40,39% dos candidatos não passam dessa etapa. 

As demais causas dizem respeito à questões identificadas na triagem clínica (entrevista) com o candidato, na qual se observou com frequência casos de candidatos que estavam em jejum ou tiveram diagnóstico recente de Covid-19 e/ou outras síndromes gripais, além de sintomas de febre, peso insuficiente, uso de medicamentos e etc. 

Já em relação à motivação, 52,52% compareceram ao Hemoam motivados pela “reposição” – quando um parente, amigo ou conhecido precisa passar por um procedimento cirúrgico e há uma mobilização para repor as bolsas de sangue que o paciente irá necessitar. 

A doação espontânea somou 34,56% e reflete uma parcela da população que doa sangue pelo altruísmo sem direcionar o ato para ninguém especificamente. Um percentual de 9,36% doou sangue motivado por campanhas de igrejas, entidades públicas e privadas.  

Apenas 3,5% teve a doação motivada por propagandas nas redes sociais, matérias divulgadas na imprensa e outras mídias digitais. 

Doador por zona – A pesquisa mostrou que o público que mais comparece ao Hemoam é da zona Norte (20,51%), seguido da zona Sul (13,92%) e zona Leste (13,01%). 

Os dados da pesquisa foram retirados do Hemosys, sistema criado e utilizado pelo Hemoam para a gestão de informações ligadas às atividades de hemoterapia da instituição.  

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Campanha de doação de sangue acontece em Manaus

Hemoam convoca doadores de sangue por conta de estoque crítico

Roberto Cidade pede para que população doe sangue

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *