×
Cheia

Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em Iranduba por inundações

Com a decisão, a Prefeitura de Iranduba pode solicitar recursos federais para atendimento à população afetada

Foto: Reprodução/AET

Iranduba (AM) – A Defesa Civil Nacional reconheceu situação de emergência no município de Iranduba (distante 21 quilômetros de Manaus), atingida por inundações. A portaria com o reconhecimento federal foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (3).

Como solicitar recursos federais

Após a concessão do status de situação de emergência ou de estado de calamidade pública pela Defesa Civil Nacional, os municípios atingidos por desastres estão aptos a solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para atendimento à população afetada. As ações envolvem restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.

A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

ONG Casa de Sara acolhe idosos em situação de vulnerabilidade social em Iranduba

Reforma de escola em Iranduba custará R$ 2 milhões aos cofres públicos

ONG de Iranduba capacita mulheres e incentiva a buscarem independência financeira

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsAppClique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *