×
Exercícios militares

China anuncia novos exercícios militares perto de Taiwan

Ações são contra visita de Nancy Pelosi a Taipé na semana passada

exercícios militares
A visita de Pelosi a Taiwan na semana passada enfureceu a China - que considera a ilha autogovernada como seu território. - Reuters/Teatro Leste do Exército de Libertação Popular

As Forças Armadas da China anunciaram hoje (8) novos exercícios militares nos mares e no espaço aéreo ao redor de Taiwan.

O anúncio foi feito um dia após o término de seus maiores exercícios para protestar contra a visita da presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, a Taipé, na semana passada.

O comando do Teatro Oriental da China disse que fará exercícios conjuntos com foco em operações antissubmarino e de ataque marítimo, confirmando os temores de analistas de segurança e diplomatas de que Pequim continuará a manter pressão sobre as defesas de Taiwan.

O Ministério das Relações Exteriores de Taiwan condenou a medida, afirmando que a China cria crises deliberadamente, e exigiu que Pequim interrompa suas ações militares e “se afaste do limite“.

Diante da intimidação militar criada pela China, Taiwan não terá medo nem recuará, e defenderá com mais firmeza sua soberania, segurança nacional e modo de vida livre e democrático“, disse o ministério em comunicado.

A visita de Pelosi a Taiwan na semana passada enfureceu a China – que considera a ilha autogovernada como seu território – que respondeu com lançamentos de teste de mísseis balísticos na região pela primeira vez, além de abandonar algumas linhas de diálogo com Washington.

A duração e a localização precisa dos exercícios mais recentes ainda não são conhecidas, mas Taiwan já diminuiu as restrições de voo perto das seis áreas de exercícios chineses anteriores ao redor da ilha.

Edição Web: Bruna Oliveira

Leia mais:

EUA insistem que Rússia e China se envolvam em negociações nucleares

Ataque com faca em jardim de infância na China deixa 3 mortos e 6 feridos

Ciro Gomes diz que China tem mísseis na Venezuela mirando Manaus; veja o vídeo

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *