×
Tempestade

Chuvas torrenciais deixam pelo menos sete mortos em Seul

No distrito de Gangnam, alguns prédios e lojas foram inundados e ficaram sem energia, enquanto carros, ônibus e estações de metrô ficaram submersos, deixando pessoas presas

Coreia do sul (KS) – Chuvas torrenciais causaram deslizamentos e inundações na capital da Coreia do Sul, Seul, e pelo menos sete pessoas morreram durante a noite de segunda-feira (8).

Foto: Kim Hong-Ji/Reuters

As autoridades locais estão atualizando as informações a todo momento depois que as chuvas cortaram a energia, causaram deslizamentos e deixaram estradas e metrôs submersos.

Conforme a Administração Meteorológica da Coreia (KMA), esta é a pior tempestade em décadas. A parte sul de Seul recebeu mais de 100 mm de chuva por hora na segunda, com parte da cidade recebendo até 141,5 mm de chuva.

A precipitação acumulada em Seul entre meia-noite de segunda e manhã desta terça-feira (9) ficou em 420 mm, com previsão de mais chuva nos próximos dias.

A KMA emitiu alertas de chuva forte em toda a capital e na área metropolitana de 26 milhões de habitantes, bem como em partes das províncias de Gangwon e Chungcheong.

No distrito de Gangnam, alguns prédios e lojas foram inundados e ficaram sem energia, enquanto carros, ônibus e estações de metrô ficaram submersos, deixando pessoas presas.

“Eu estava perto da estação de Gangnam na noite passada quando a chuva se intensificou, com trovões e relâmpagos a cada 30 segundos”,

disse Lee Dongha, um funcionário de escritório em Seul.

“De repente, ônibus, estações de metrô e ruas ficaram submersos, e foi aí que decidi rapidamente reservar uma acomodação, pois não queria ficar parado, sem ter para onde ir. ”

relata.

Pelo menos cinco pessoas morreram em Seul e outras duas na província vizinha de Gyeonggi no início de terça, informou a Sede Central de Contramedidas de Desastres e Segurança.

Quatro morreram depois de ficarem presos em prédios inundados, acredita-se que um tenha sido eletrocutado, uma pessoa foi encontrada sob os destroços de um ponto de ônibus e outra morreu em um deslizamento de terra. Nove pessoas ficaram feridas até a última contagem, enquanto seis estão desaparecidas. A Sede elevou o alerta de crise ao máximo e solicitou que as organizações ajustassem seus horários de trabalho.

O presidente Yoon Suk-yeol realizou uma reunião de emergência, ordenando que as autoridades se concentrassem na prevenção de mortes e no controle e recuperação de áreas inundadas. A KMA espera que chuvas fortes na parte central do país continuem pelo menos até quarta-feira (10).

Embora a Coreia do Sul frequentemente sofra fortes chuvas no verão, “um aumento tão acentuado na precipitação e chuvas torrenciais frequentes não podem ser explicados sem a grande tendência das mudanças climáticas”, disse à Reuters um funcionário da KMA, que falou em condição de anonimato.

*Com informações da CNN

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *