×
Doação

Com doações 28% abaixo da média diária, estoque de sangue do Hemoam está em nível crítico

Os esforços do órgão conseguiram melhorar os níveis do estoque sanguíneo, mas a situação ainda é preocupante

Manaus (AM) – A doação de sangue no Amazonas ainda sofre os impactos da pandemia de Covid-19. Apesar das campanhas de incentivo aos doadores, a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia (FHemoam) fechou o primeiro semestre com o estoque em baixa, com queda de 28%. Em média, foram coletadas 150 bolsas doações por dia, contra a média de 210 comum no período pré-pandemia.

Os esforços do órgão conseguiram melhorar os níveis do estoque sanguíneo, mas a situação ainda é preocupante. Gerente de captação de doadores do FHemoam, Margareth Gato explica que a pandemia de Covid-19 causou um grande abalo.

“Desde o auge da pandemia, nós sentimos a ausência de, aproximadamente, 70 doadores por dia. Após o Covid, a gente sente falta dessas pessoas e, devido a isso, estamos desde janeiro tendo essa oscilação para baixo do estoque de sangue”, explicou.

Com os níveis de doações abaixo do esperado podem comprometer a realização de cirurgias, pontuou a gerente.

Ciente da importância da doação, o eletricista Azamor Teixeira, 60, atendeu ao chamado do órgão e compareceu ao Hemoam, na semana passada.

“Essa boa ação começou há muito tempo, há mais de trinta anos. Essa semana o Hemoam me mandou uma mensagem, que estavam precisando de sangue O+ e eu agendei para vir. É gratificante para a gente, sempre tem alguém precisando”, afirmou.

Requisitos
Para doar sangue, além de uma boa saúde, é necessário ter entre 18 a 69 anos e pesar mais de 50 quilos. No dia do ato, uma boa alimentação e uma boa noite de sono (pelo menos seis horas na noite anterior) são importantes para o bem-estar. Também é necessário estar munido de documento de identidade oficial com foto (RG, CNH, passaporte ou Carteira de Trabalho).

A instituição também dispõe de um guia completo com dúvidas sobre o antes e o depois da doação através do site (HEMOAM – Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas). Se o doador ainda tiver dúvidas telefonar para os números 3655-0166 ou 3655-0271; ou ainda enviar mensagem pelo WhatsApp 98431-9920.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Grupo Raio de Sol promove arraial para pacientes do Hemoam, em Manaus

Motociclistas de Manaus promovem grande ato de doação de sangue ao Hemoam

Internado com bactéria no pulmão, Matheus precisa de doações de sangue no Hemoam

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *