O projeto Casa em Cena está de volta e em novo formato. Iniciado no início da pandemia, em meio às incertezas que rondavam aquele momento, as lives no Instagram se propunham a conectar convidados e espectadores de todo o país em conversas sobre teatro, leituras dramatizadas, poesia e discussões sobre as grandes festividades da Região Norte, tão impactadas naquele momento.
O projeto cresceu e em março estreia sua terceira edição, sendo a segunda contemplada pela Lei Aldir Blanc.
No ano passado, já com lives transmitidas pelo YouTube, o projeto oportunizou ao público do país inteiro o acesso a três espetáculos criados e produzidos por grupos teatrais de Porto Velho: Lete, de Rodrigo Vrech, com montagem da Cia Beradera de Teatro; As Nove Luas, de Fabiano Barros, com montagem da Cia Fiasco; e Frei Molambo, de Lourdes Ramalho, com montagem do Grupo Raízes do Porto.
Nesta edição, o Casa em Cena lança Um Olhar sobre a Cidade e recebe como convidados o poeta Elizeu Braga e a fotógrafa Marcela Bomfim em conversas que serão transmitidas gratuitamente pelo Youtube (https://www.youtube.com/c/JuraciJunior).
“A proposta é apresentar uma Porto Velho plural, de um povo acolhedor, alegre e que tem no sorriso um abraço, um desejo de boas-vindas, unindo fotos do cotidiano e poesias sobre como a cidade atravessa os convidados”, detalha Juraci Júnior, idealizador do projeto e que assina a direção criativa e a apresentação.
O cenário intimista, montado em um palco, traz fotos de Luiz Brito, Marcela Bonfim e Juraci Júnior, ilustram bem o olhar de cada um para diferentes aspectos da cidade. As lives gravadas vão ao ar na segunda quinzena de março.
Nova fase
A estreia do projeto, neste formato, também marca uma nova fase na vida do artista e comunicador que coloca no mundo a Casa do Rio Filmes, sua produtora que desenvolve trabalhos voltados ao audiovisual, cultura e pesquisa, com foco nas histórias do povo amazônico e promove um mergulho em experiências turísticas e pesquisas sobre a cultura popular.
“Há alguns anos eu tenho direcionado meus trabalhos para um olhar mais afetuoso à nossa região. Casa do Rio remete à nossa gente, que vive ao longo dos territórios líquidos, que são as águas amazônicas”, comenta Juraci.
Além do Casa em Cena, a Casa do Rio Filmes assina a produção do Seminário e Pesquisa “Flor do Maracujá, o Saber Popular no Coração do Porto-velhense”; o curta de animação “Nazaré, do Verde ao Barro”; o livro digital “Pele de Rio”; e os documentários “Soldados da Borracha” e “O Condutor e a Litorina” para o Sesc Rondônia.
Para este ano, está programada a estreia de uma série sobre mais de 30 pontos turísticos de Porto Velho, produzido para a prefeitura do municipio; o espetáculo “O Menino e o Rio”, em parceria com a Souflé de Bodó Company de Manaus (AM), com direção de Francis Madson; e o festival Águas que Me Tocam”.
*Com informações da assessoria
Edição Web: Bruna Oliveira
Fotos: Rafael Oliveira
Leia mais:
Passo a Paço deve acontecer em setembro, diz Prefeitura de Manaus
Exposição “Amazônia Viva” encerra em Manaus
Mestres da cultura contam as contribuições para o Festival de Parintins
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱