×
Câncer

Amputações de pênis por câncer aumentam no Brasil

A doença ocorre com maior incidência em homens com idade a partir dos 50 anos

A causa principal está relacionada com a má higienização íntima.

Manaus (AM) – Com aumento de 1.604% no número de amputações de pênis no Brasil, nos últimos 14 anos, o câncer no órgão genital masculino é preocupante. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), foram realizadas 7.213 cirurgias do gênero.

A doença, segundo o urologista Flávio Antunes, ocorre com maior incidência em homens com idade a partir dos 50, porém também pode acometer os mais jovens. A causa principal está relacionada com a má higienização íntima.

Em países menos desenvolvidos esse tipo de câncer é mais comum, justamente porque a população tem menos acesso à higiene. Além disso, homens que possuem fimose, onde a pele que encobre a glande dificulta a higienização, ou possuem o HPV, podem desenvolver o câncer de pênis. Outro fator de risco é a prática sexual com diferentes parceiros sem o uso de preservativo“, disse Antunes.

A desinformação sobre essa doença ainda é muito grande. Muita gente sequer sabe que pênis também pode ter câncer. Com isso, muitos negligenciam os métodos de prevenção.

O câncer de pênis pode ser prevenível com medidas relativamente simples, como a higienização adequada. No entanto, se você encontrar feridas que não cicatrizam, nódulos, secreções saindo do prepúcio, uma área vermelha endurecida, sangramentos vindo da glande e coceiras, é melhor procurar imediatamente o urologista. A detecção precoce faz com que o profissional encontre o tumor numa fase inicial e, assim, possibilita maior chance de um tratamento bem sucedido”.

O primeiro para o diagnóstico é a retirada de um pedaço da lesão, que passará por biópsia para análise.

Confirmado o câncer de pênis, o médico iniciará o tratamento – que depende da extensão local do tumor e do comprometimento dos gânglios inguinais. Cirurgia, radioterapia e quimioterapia podem ser oferecidas, sendo que a amputação do órgão genital ocorre em casos mais graves.

Queda na busca por tratamento

O Sistema de Informações Hospitalares (SIH/Datasus) registrou 2.095 casos de câncer de pênis em 2020, caindo para 1.791 em 2021. Apesar da tendência de queda desde 2019, a pandemia de Covid-19 impactou a procura por tratamento médico. Segundo Flávio Antunes, isso compromete o diagnóstico da doença.

Quando diagnosticada em estágio inicial, as chances de cura são elevadas, mas muitos pacientes demoram a procurar ajuda”.

Prevenção

O primeiro passo para prevenir a doença é fazer a limpeza diária do pênis. Em seguida, o homem deve utilizar camisinha nas relações sexuais e lavar o órgão genital inclusive após o sexo e a masturbação.

A vacinação contra o HPV também é uma maneira eficaz de evitar o desenvolvimento da doença.

“O preservativo diminui a chance de contágio de doenças sexualmente transmissíveis, como o vírus HPV, por exemplo. Também é fundamental ensinar aos meninos desde cedo os hábitos de higiene íntima, que devem ser praticados todos os dias“, diz Flávio Antunes.

*Com informações da assessoria

Edição Web: Bruna Oliveira

Leia mais:

Homem é internado após inserir linha de nylon de 2 metros no pênis

Mulher inventa que filho tinha câncer no cérebro para arrecadar dinheiro

Após usar drogas, homem tem alucinação e corta o próprio pênis

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *